Projeto Cultura de Ponta dissemina eventos da periferia paulista
por Aline Aurili

O uso das tecnologias como democratização de educação e cultura é mais claro a cada dia, sendo por meio de aplicativos, de plataformas EaD ou simplesmente pela divulgação e disseminação de conteúdos antes exclusivos. Estas ferramentas também abriram espaço para que o jovem crie e replique conteúdo sobre sua comunidade e seus interesses.

Olhando para os jovens da periferia paulista como fonte de conhecimento, a Énois – Agência Escola de Conteúdo Jovem, em parceria com o Catraca Livre, o grupo Afroreggae e o Santander, criou o Cultura de Ponta, uma plataforma livre que agrega os mais diversos eventos culturais que rolam nas comunidades afastadas do centro da cidade. O projeto conta com um canal dentro do site do Catraca Livre e um aplicativo mobile.

“Nós sentimos a necessidade de divulgar os eventos que ninguém conhece na periferia e não apenas a programação dos SESCs ou dos CEUs espalhados pela cidade”, conta Amanda Rahra, fundadora da Énois. Para isto, a visão e a voz dos jovens moradores destas comunidades são essenciais para alimentar o conteúdo. A agenda criada engloba de oficinas de costura até shows e workshops de skate organizados pelos moradores.

Muito mais do que apenas replicar as informações, a Énóis oferece uma formação a distância, com alguns encontros presenciais em vista, em produção de conteúdo para os jovens seguirem em frente como “olheiros” ou repórteres do Cultura de Ponta. “Nós queremos representantes em todos os pontos afastados da cidade falando sobre todos os eventos que encontrarem”, revela Amanda. Para ela, a inteligência jovem é muito rica e deve ser incentivada.

“Nós acreditamos que eles se interessam muito mais por aquilo que produzem, que são autores, do que pelas informações que são jogadas para eles”, defende. O aplicativo do projeto ainda conta apenas com uma agenda cultural, mas em breve deve conter a geolocalização dos eventos, para facilitar o acesso e amplificar ainda mais o conteúdo gerado.

Quem quiser enviar sugestões de pauta ou participar do Cultura de Ponta pode enviar um e-mail para culturadeponta@catracalivre.com.br. O site da Énois entra no ar a partir da segunda semana de maio, com todos os projetos, notícias, cursos e, claro, as matérias do Cultura de Ponta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s