Primeiro módulo ensina a criar um videodocumentário

A Énois | Inteligência Jovem lança em outubro a primeira escola online de jornalismo do Brasil, que vai oferecer cursos nas mais diversas áreas da comunicação, com videoaulas rápidas e simples, professores especialistas no assunto e materiais de referência para aprofundar o conhecimento.

O objetivo é estimular a leitura crítica da mídia e oferecer bases para que os jovens de ensino médio não apenas consumam, mas também produzam conteúdo, de forma qualificada e original. “Queremos que esse material possa ser usado também por professores, transformando o jornalismo em uma ferramenta que ajuda a resgatar o interesse do aluno pelo conteúdo em sala de aula e torna o aprendizado da língua portuguesa uma coisa gostosa”, explica Amanda Rahra, cofundadora da escola.

O primeiro curso, totalmente gratuito, é um módulo básico para produção de videodocumentários, com técnicas e conceitos de jornalismo e de produção em vídeo, como reportagem, pauta, apuração, narrativa e roteiro. As aulas estão publicadas noUdemy (www.udemy.com/enois-videodocumentario), plataforma de cursos online.

As videoaulas usam uma linguagem simples e bem humorada para aproximar o adolescente de conceitos da comunicação e auxiliá-los a colocar a mão na massa. “Apostamos, após muito estudar, no formato de vídeos tutoriais. Hoje, o jovem aprende de linguagem de programação a dicas de maquiagem no Youtube. Então transformamos nosso conteúdo presencial em um passo a passo que abre a caixa preta do jornalismo e coloca esse conhecimento ao alcance de todos”, conta Nina Weingrill, também cofundadora da Énois.

Sobre a Énois

Énois é uma escola para jovens de ensino médio que usa o jornalismo como ferramenta de experimentação do mundo. Criada em 2012 pelas jornalistas Amanda Rahra e Nina Weingrill, a iniciativa une comunicação, educação, pesquisa e inteligência jovem para criar novas formas de pensar, agir e se expressar. Uma escola que prepara o jovem para o mercado de trabalho que ainda não existe.

Entre os produtos criados em parceria com os estudantes, estão as revistas Na Responsa e Zzine e o canal Cultura de Ponta, que reúne a programação cultural da periferia. E também o site Geral na Saúde, projeto de pesquisa e comunicação que mapeia dados de saúde nas UBSs da zona sul de São Paulo.

Saiba mais sobre a história: www.enoisconteudo.com.br

mooc_capa

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s