Cinese Rebela-56
Mantra da turma do Cinese: Todo mundo pode ensinar e aprender

Texto: Vanessa Ribeiro e Harrison Kobalski
Arte: José Azevedo
Foto: Julia Motta

As irmãs Camila, 26 Anos, e Anna Haddad, 27, buscavam alternativas legais de aprendizagem e troca de conhecimento quando decidiram criar, em agosto de 2012, uma plataforma de crowdlearning, ou aprendizado colaborativo: o Cinese.

A ideia é simples: todo mundo pode ensinar, todo mundo pode aprender. “Quem quer ensinar cria um evento, que pode ser pago ou não, e reúne os interessados em saber mais sobre o assunto”, explica Camila. A possibilidade de temas é infinita.

Vale culinária, fotografia, meditação, matemática ou programação. Ninguém precisa ter formação para dar uma aula, um workshop ou uma oficina. O site é um dos poucos no Brasil que servem de ponte para o aprendizado dessa maneira. Em pouco mais de um ano de existência, mais de 1600 pessoas trocaram conhecimentos pelo Cinese.

Os encontros rolam em diversos lo- cais, como casas, parques, estúdios e onde mais as pessoas estiverem dispostas a ir. Camila e Anna acreditam em um aprendizado livre, sem barreiras. Para elas, as cidades são por natureza um espaço educativo.

Hoje, além das duas, mais três pessoas fazem parte da equipe cinética: a Giovana, de 23 anos, cuida de relacionamentos e comunidade; o Rafael, 27, é designer, fotógrafo e videomaker; e o Kenzo, 33, é o programador da equipe. Camila conta que agora eles já conseguem se sustentar com o dinheiro que o Cinese ganha – quando um curso é pago, parte dessa grana vai para o bolso –, com projetos paralelos e também com oficinas que eles mesmos oferecerem.

As mensagens por e-mail e Facebook que recebem são um incentivo para que continuem empenhados em promover esse tipo de encontro. “É muito bacana perceber que, embora de forma tímida, o que a gente faz impacta positivamente na vida de outras pessoas”, orgulha-se Camila.

Este perfil faz parte da reportagem “Deixa que eu ensino”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s