Por Maryane Silva

Aquela história de escolher um colega da escola pra zoar todo dia, deixar de lado ou até bater vai ser alvo de campanhas nas escolas, de acordo com uma lei que foi aprovada nesta segunda-feira, 09 de novembro.

Vão ser criadas ações e programas para combater o bullying nas escolas e outros locais de ensino.

A definição de bullying segundo a lei é toda ação de “violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”

Só que pra esse papel virar pratica vai demorar um bocado. O Ministério da Educação vai ter de definir como essas campanhas serão feitas – ou seja, vai publicar as normas e procedimentos.

Ainda assim, essa lei garante que a partir de agora o bullying nas escolas vai ser discutido e abordado com os alunos. Vai rolar capacitação dos professores e das equipes pedagógicas para que eles sejam agentes de combate da violência.

As vítimas e os agressores vão ter orientação e assistência psicológica, social e jurídica e a ideia não é punir quem pratica bullying, mas tentar encontrar formas de descobrir o motivo da violência e ajudá-lo a resolver seu problema.

A lei prevê ainda que os municípios e estados vão ter de apresentar relatórios bimestrais sobre o bullying nas escolas e outros locais de ensino. Com isso na mão, o Ministério da Educação vai conseguir planejar melhor as campanhas e ajudar as escolas a enfrentarem esse tipo de violência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s