Perambulando pela cidade, a gente se depara com um monte de problemas: lixo espalhado pelo chão, ônibus atrasado, postes apagados. E aí, como saber de quem é a responsabilidade em cada situação?

Quem cuida de cada canto da cidade é a prefeitura. Só que, pra organizar a manutenção de questões tão diferentes, há secretarias – e órgãos gerenciados por elas – que devem dar conta do recado e cuidam cada um de uma parte específica.

E quantidade de órgãos e secretarias depende da cidade, já que é uma organização administrativa. Ou seja, é um jeito de organizar e administrar a cidade.

Em São Paulo, por exemplo, que é maior cidade do país e tem mais de 600 mil luminárias, há um departamento só pra cuidar de iluminação pública, o Ilume. Já em outras cidades, essa é uma função da secretaria de infraestrutura urbana ou obras públicas.

Entender como a cidade está organizada, faz a gente ter informação pra ajudar a construí-la. Podemos fazer isso utilizando os canais pra avisar os responsáveis por deixar a cidade tinindo. É cidadania na prática, já que tem tudo a ver com nosso dia a dia e é um direito nosso.

Pra te ajudar a entender melhor, fomos até a Praça da República, na região central de São Paulo, e capturamos um momento bem comum no dia a dia da cidade. Dá uma olhada e veja quais órgãos são responsáveis pela conservação de cada parte da cidade.

Se você não mora em São Paulo, procure as secretarias de obras públicas, infraestrutura, urbanismo e transportes ou entre em contato com a prefeitura pra saber direitinho quem são os órgãos responsáveis na sua cidade.

Infográfico: Vinícius Cordeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s