O Colégio Bandeirantes, em São Paulo, recebeu no mês de outubro o projeto Jogo da Política, conjunto de jogos que leva os jovens a vivenciarem a complexidade da política. Todas as salas do 9º ano da escola participaram da experiência.

Com três aulas realizadas nas semanas em que o projeto esteve no Colégio, os estudantes fizeram o Jogo do Executivo, no qual assumem o papel de prefeitos de São Paulo. No processo, primeiro eles imaginam como o prefeito havia dividido o orçamento real do município no ano de 2016, que foi de R$ 56 bilhões; depois, distribuíram da forma como eles mesmos desejavam e, por último, comparavam os próprios gastos com o da atual gestão.

As principais pastas para as quais os alunos direcionaram os recursos foram Educação e Saúde.

O Jogo da Política foi aplicado nas aulas da disciplina SPACE (São Paulo, Aprendizagem Compartilhada em Equipe), que tem como uma das temáticas o planejamento, a construção e a administração de uma cidade.

Para a professora de geografia Fernanda Zuquim, uma das facilitadoras do jogo, o projeto conseguiu envolver os alunos. “Acho que acrescentou bastante para eles na compreensão de como funciona a cidade, dos aspectos que envolvem a vida urbana e das necessidades de um município como São Paulo”.

O professor de artes Pedro Leão, que também aplicou a dinâmica, afirma que a experiência abriu a possibilidade para a discussão política com os alunos. “A gente quer colocar na sala de aula o espaço para o diálogo. Com o jogo, podemos falar para eles de uma forma muito prática e com números o que são as ideologias políticas”.

A estudante Isabela Pascucci, de 14 anos, comenta que, para ela, política significa democracia. “Eu gostei muito porque o jogo me deu uma amplitude sobre política. Deu pra ver que os prefeitos têm verba e eles podem gastar em porcentagens com cada coisa da cidade”.

Oficina para facilitadores

No dia 23 de novembro, o projeto Jogo da Política oferece uma oficina gratuita para interessados em se tornarem facilitadores do jogo. Professores, educadores e interessados podem se inscrever pelo formulário online e devem comparecer nesta data, às 18h30, na Agência Énois, que fica na rua Alfredo Maia, nº 506, ao lado do metrô Armênia, em São Paulo.

Sobre o Jogo da Política

O Jogo da Política é fruto de uma parceria entre o LabHacker, o Sonho Brasileiro da Política e a Énois. É um conjunto de três jogos que simulam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, levando os jovens a vivenciarem a complexidade da política. Somos um projeto sem fins lucrativos, apartidário, apoiado por pessoas e instituições da sociedade civil que acreditam na educação política como forma de evoluir nossa democracia.

Contato:

Jogo da Política

Telefone: (11) 4323-6919

Endereço: Énois – Rua Alfredo Maia, 506 Luz – São Paulo – SP

Facebook: https://www.facebook.com/jogodapolitica

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s