Sem editora e feito coletivamente por jovens de periferias de São Paulo, o guia gastronômico das quebradas paulistas é finalista do maior prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti. O nosso livro concorre com grandes nomes como Paola Carosella, Bela Gil e Rita Lobo na categoria Gastronomia. Clique aqui e confira os selecionados.

As resenhas do guia foram produzidas pelos dez jovens da turma de 2016 da Escola de Jornalismo. Eles investigaram suas quebradas e mapearam 40 estabelecimentos da capital e de cidades da região metropolitana. Mais do que um guia gastronômico, o Prato Firmeza também afirma seu papel político, de levar mais diversidade para o jornalismo de gastronomia e pra mostrar que a cidade tem um cardápio muito maior do que a gourmetização das áreas nobres.

Turma de 2016 da Escola de Jornalismo, autores do Prato Firmeza

Na segunda fase do Prêmio Jabuti serão anunciadas as notas de cada finalista. Os três primeiros colocados de cada categoria serão conhecidos no dia 31 de outubro. Os vencedores levam o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; segundos e terceiros lugares de cada assunto levam o troféu. A cerimônia de entrega do 59º Jabuti acontecerá no dia 30 de novembro, no Auditório do Ibirapuera.

Os primeiros colocados de todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil. Quem ficar em segundo e em terceiro leva o troféu.

Segunda edição

Uma nova edição do Prato Firmeza já está em produção. A turma de 2017 da Escola de Jornalismo mapeou, escreveu e fotografou novos estabelecimentos gastronômicos de periferias de São Paulo. O segundo livro deve ser lançado no começo de 2018.

Você pode apoiar essa e outras produções da Escola de Jornalismo. Clique aqui e saiba como ajudar. 

3 Comentários

  1. “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho natural”. Dizia Albert Einstein. Vocês são capazes de fazer a diferença!
    Parabéns meninas cabeçudas e corajosas.
    Se tiver eleição direta paara o prêmio, certamente, contém com o meu voto.
    Vocês merecem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s