O Laboratório Aberto de Jornalismo é o primeiro centro do país a apoiar novas iniciativas de jornalismo digital de jovens periféricos. Um espaço físico que acolhe, por meio de editais, pautas e projetos jornalísticos de jovens das periferias de São Paulo e outros estados. E que também ajudará – a partir de workshops, consultorias, oficinas de projeto e mediathons – a desenhar o futuro do jornalismo digital no país.

Nosso objetivo é aumentar a diversidade no jornalismo e caminhar para eliminar os desertos de notícia – hoje, mais de 70 milhões de pessoas vivem em locais sem acesso a nenhum meio noticioso, o que impacta diretamente no desenvolvimento das comunidades periféricas.

Como o LAJ atua?

Agência

Mensalmente, realizamos reuniões de pautas com os jovens da rede Énois e veículos parceiros para produzirmos reportagens que serão publicadas nos canais – pluralizando as vozes dos veículos e oferencendo oportunidades de trabalho e renda para os jovens.

Residência

No LAJ, temos um espaço de co-working que acomoda até 10 projetos trabalhando simultaneamente. O espaço serve de apoio para os jovens da Rede Énois e conta com estrutura própria para atender demandas dos projetos jornalísticos, como ilhas de edição, computadores, câmeras filmadoras e de fotografia e estúdio de gravação.

Edital

Lançaremos, anualmente, um edital para seleção de 3 projetos jornalísticos que serão apoiados financeiramente e acompanhados em seu desenvolvimento. Cada projeto receberá um fundo que deverá ser investido no desenvolvimento do mesmo. Além do recurso, uma equipe de profissionais fará a mentoria de cada projeto, para que seja lançado e possa virar fonte de renda e trabalho para os jovens envolvidos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s