A Caixa de Ferramentas é a sistematização de um compilado de quase dez anos de metodologia de ensino e produção jornalística. Todo conteúdo será disponibilizado numa plataforma online, organizada para que professores e educadores usem o material com seus alunos, em sala de aula, em projetos de jornalismo criados pela Escola de Jornalismo da Énois.

O objetivo é espalhar o conhecimento básico sobre como o jornalismo é feito, levá-lo para mais perto da escola, dos jovens e da população em geral – seja via sala de aula ou ensino informal – e situá-los no ambiente noticioso difuso atual.

Para divulgar a metodologia, serão feitas oficinas de formação de educadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Florianópolis, entre os meses de setembro e novembro deste ano, com o apoio do Google e Whatsapp. Veja as datas e locais dos encontros abaixo.

Inscrições abertas para oficinas em Belém, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo

A Énois faz dez anos em 2019 e, desde que foi criada, ensina e apoia a produção de jornalismo de jovens das periferias do país – com foco principal na Grande São Paulo. O projeto começou como uma oficina voluntária das jornalistas Nina Weingrill e Amanda Rahra para jovens no Capão Redondo.

Nesse tempo, mais de 500 jovens jornalistas foram formados e produziram em equipe reportagens que olham e ressignificam as quebradas para quem vive nelas e seu retrato na imprensa por meio de parcerias de produção e distribuição com veículos como UOL TAB, TV Folha, Nexo e CBN e tratando de consumo, território, gastronomia e política.

O percurso na Escola de Jornalismo passa por conhecer todo o processo jornalístico, da pauta à distribuição, refletir sobre as experiências sociais e afetivas dos jornalistas com seus territórios e relações e também no papel social do jornalismo.

As oficinas oferecidas gratuitamente aos professores terão como objetivo fazer uma introdução ao processo jornalístico, trazer ferramentas para que possam trabalhar a interpretação de texto, a leitura crítica dos alunos sobre a mídia e como construir projetos de checagem de notícias para aplicar esses conteúdos nas suas aulas.


Serviço
Jornalismo na Escola | Oficina para professores

Clique aqui pra se inscrever e escolher o dia/local de sua preferência

São Paulo

  • 15/09 – das 9h às 18h, na Casa do Povo (Rua Três Rios, nº 252) | Veja fotos
  • 29/09 – das 9h às 18h, no Instituto Alana (Rua Fradique Coutinho, nº 50) | Inscrições encerradas
  • 24/11 – das 9h às 18h, na Casa do Povo (Rua Três Rios, nº 252)

Belém

  • 27/10 – das 9h às 18h, no Elephant Coworking (Av. Gov. José Malcher, nº 153 – Nazaré, Belém)

Rio de Janeiro

  • 27/10 – das 9h às 18h, local a confirmar

Florianópolis

  • 10/11 – das 9h às 18h, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s