2018 foi um ano cheio de emoções pra Énois – pra Agência e pra Escola de Jornalismo. Investigamos novas pautas, fizemos novas parcerias, ampliamos nossas investigações e até tivemos furos de reportagem.

E continuamos com a nossa missão de levar as ferramentas jornalísticas pra mais gente e, com isso, ajudar a construir um jornalismo cada vez mais diverso e que represente, de fato, a realidade das pessoas.

Prato Firmeza em audiovisual

Depois de lançarmos o volume 1 e 2 do Prato Firmeza, o guia gastronômico das quebradas de SP, nós resolvemos contar algumas das histórias mapeadas de outra forma. Foi aí que surgiu a websérie Comida de Quebrada, lançada em parceria com a TV Folha, e que apresenta a resistência de 4 empreendedores de diferentes periferias que usam a culinária para tocar os negócios e valorizar suas trajetórias.

Checagem de informações na eleição

ChecaZap foi nosso projeto de checagem de fatos e boatos que circularam por WhatsApp na época das eleições. A galera da Escola de Jornalismo, em parceria com o pessoal do Data_Labe, entraram em mais de 300 grupos pra combater a desinformação. As checagens foram distribuídas pela CBNHuffPost BrasilTwitter e Quebrando o Tabu. O projeto ainda rendeu um furo de reportagem, denunciando um aplicativo que transformava internautas em robôs replicadores de conteúdos da campanha de Bolsonaro.

Genocídio da população negra

Qual a herança do genocídio da população negra? O que acontece com as vidas de quem perde um entenessa matança pelo Estado? O último módulo da Escola de Jornalismo mergulhou no tema complexo, denso e delicado, e contou a história de uma família que perdeu o pai em uma chacina e, até hoje, sem punição dos culpados. A reportagem em texto e vídeo foi publicada em parceria com o The Intercept Brasil. 

Formação de professores

Depois de 10 anos de Énois, a gente realizou o sonho de estar mais pertinho da sala de aula e falar diretamente com professores e educadores. A gente sistematizou a metodologia da Escola de Jornalismo e saímos de São Paulo pra conhecer mais de 150 professores em Belém, Floripa e Rio.

Agência Énois

Além dos projetos realizados pela Escola de Jornalismo, o braço Agência da Énois emplacou mais de 10 reportagens em veículos parceiros, como UOL TAB, The Intercept, BBC Brasil e Valor EconômicoConfira aqui as produções.

Ainda precisamos da sua ajuda pra fechar 2018

Falta R$20 mil pra zerar os gastos de 2018 e começar o próximo ano fazendo jornalismo de qualidade, jovem, diverso e transformador.

Mesmo com um cenário turbulento desse ano, a gente resolveu seguir em frente:mudamos de sede (fomos pra Casa do Povo), aumentamos a bolsa de todos os jovens pra R$600 e inscrevemos o 3º volume do Prato Firmeza na Lei Rouanet (já aprovado pra captação).

Precisamos da sua ajuda pra fechar essa conta. Pode ser você, um amigo ou umaempresa que você conhece. Clique aqui pra saber como você pode contribuir e compartilhe esse e-mail pra ampliarmos essa rede.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s