Como contar sua história da quebrada pro mundo | Redação Aberta

Quem conta as histórias que chegam até você? Se olharmos para os números, a falta de diversidade é nítida: na literatura, por exemplo, entre 2004 e 2014, apenas 2,5% dos autores não eram brancos e só 4,5% dos protagonistas da história eram negros; nas redações, 72% dos jornalistas são brancos e mulheres somam só 37% do mercado. Num recorte de território, o Brasil também vive uma crise de cobertura jornalística: 30 milhões de brasileiros vivem em “desertos de notícias”, sem veículos locais que escrevam sobre a região.

Como resultado, acabamos consumindo um conteúdo feito por e para pessoas que não conhecem vivências diversas. Como romper a falta de diversidade e ampliar as narrativas existentes? A 6ª edição do Redação Aberta explora as interseções entre narrativa pessoal e jornalismo. Como os dois podem se unir para desafiar as narrativas dominantes e como podem ser usados como ferramenta para construir comunidade?

Pra discutir sobre o assunto, recebemos o jornalista e escritor Alexandre Ribeiro e a cantora e compositora Nayra Lays, ambos formados pela Escola de Jornalismo da Énois em 2016. Além da dupla, o jornalista Tony Marlon, comunicador e educador popular entra na conversa pra discutirmos a importância de contar nossa própria história, seja no contexto social ou territorial.

Áudio

Conteúdo

Cobertura

Nenhum comentário

Faça um comentário