Gestão

Amanda Rahra

Atuação: Financiadores e Parceiros & Produção e Distribuição

Co-fundadora da Énois, é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em gestão da comunicação pela ECA-USP. Atua nas áreas de produção, rede e relacionamento – captando recursos, cuidando das parcerias e divulgando o trabalho dos jovens jornalistas da Escola de Jornalismo. É mãe da Tereza, gosta de cozinhar e está sempre aprendendo mais sobre redes sociais e sobre como encontrar gente afim de que o jornalismo seja mais democrático.

Nina Weingrill

Atuação: Jornalismo Local & Financiadores e Parceiros

Co-fundadora da Énois e da Escola de Jornalismo. Formou‐se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem pós‐graduação em Marketing Digital – onde desenvolveu o projeto online da Escola de Jornalismo – e MBA em Gestão de Projetos, ambos pela ESPM. Trabalhou em revistas da área jovem e de comportamento na Editora Abril, Editora Globo e Editora Mol. Hoje atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos de jornalismo e educação. É fellow do International Center for Journalists (ICFJ) onde pesquisa ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jornalismo local.

Simone Cunha

Atuação: Estrutura Jornalística & Financiadores e Parceiros

Jornalista com mestrado em sociologia, é diretora da Énois e editora da Diversa, newsletter sobre diversidade no jornalismo. Atua em projetos e pesquisas ligados à representatividade, articulação entre redações de diferentes perfis e gestão em jornalismo. Trabalhou por dez anos na área de economia, em veículos como Folha de S. Paulo, OGlobo e G1 e fez mestrado em desigualdades sociais e mercado de trabalho, com foco no voluntariado. É mãe do Nuno e da Maria e trabalha no tempo da reflexão, mais monitorando do que usando as redes sociais.

Líderes

Jamile Santana

Atuação: Estrutura jornalística

Nascida em Mogi das Cruzes (SP), é uma jornalista disposta a traduzir em metáforas o sentimento do mundo. Especialista em Dados e Transparência Pública, trabalhou por 11 anos em redações regionais, entre elas a do G1 – Portal de Notícias da Globo. Fundou um projeto de jornalismo local que produz conteúdo guiado por dados e treina jornalistas e cidadãos no uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) e métodos digitais de apuração e análise.

Na Énois atua em estrutura jornalística, em um projeto que tem como objetivo levar representatividade  para as redações. É entusiasta das pautas sobre Direitos Humanos, controle social, igualdade de gênero, raça e classe.

Jessica Mota

Atuação: Produção e Distribuição

Criada em Belém do Pará, é jornalista formada em Comunicação Social (Mackenzie) e pós-graduada em Estudos Brasileiros (FespSP). Atualmente é líder o eixo de Produção e Distribuição da Énois. Produziu reportagens focadas em direitos humanos e meio ambiente pela Agência Pública e pela Repórter Brasil. Junto da cineasta Alice Riff, co-dirigiu o curta Beiradão/Hup Boyoh, lançado pelo Canal Futura. Participou de trabalhos de reportagem em equipe premiados pelo Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2016), Prêmio Petrobras de Jornalismo (2015), 31º Prêmio de Direitos Humanos e Jornalismo da OAB/RS e 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

Simone Freire

Atuação: Jornalismo Local

 Jornalista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nasceu e cresceu em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. Foi editora e coordenadora de Jornalismo no jornal Brasil de Fato, voltado às pautas de direitos humanos e movimentos populares. Já colaborou com veículos como Revista Retrato do Brasil, Caros Amigos e Le Monde Diplomatique Brasil.  É integrante da Preto Império, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo – onde também faz morada -, além de ser editora da Agência Énois e do portal Alma Preta. Enquanto mulher, negra e periférica atua na descoberta e promoção de iniciativas de comunicação que tenham como pilares: raça, classe, gênero e território.

Residentes

Bruna Gonçalves

Atuação: Financiadores e Parceiros

Bruna é formada em técnico de cozinha pela HOTEC e em contabilidade geral pelo SENAC. Ex-prounista em economia na PUC, já atuou como percussionista e diretora financeira em blocos de carnaval e em uma bateria universitária. Nas horas vagas faz trabalho voluntário no Projeto Amai-vos, entregando marmitas para moradores de rua. Atualmente é residente no Administrativo Financeiro da Énois. Geminiana, filha de nordestinos, nascida e criada na zona leste de São Paulo, engajada em assuntos relacionados a sustentabilidade financeira,território, feminismo, LGBT+ e amor livre.

Gabriella Mesquita

Atuação: Produção e Distribuição

A Cohab II, extremo leste de São Paulo e é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pela turma de 2018 da Escola de Jornalismo Énois. Colaborou para a rádio Brasil de Fato, com reportagens focadas em política, alimentação e cultura popular brasileira. Hoje atua no eixo de produção e distribuição da Énois como residente. É interessada em linguagens inovadoras para o jornalismo e na decolonização das narrativas.

Gloria Maria

Atuação: Jornalismo Local

Glória Maria, 20 anos, produtora cultural, jornalista e produtora na área de cinema.

Guilherme Petro

Atuação: Produção e Distribuição

É cozinheiro, jornalista e produtor cultural. Formado em Gastronomia pelo Mackenzie e em jornalismo pela Énois, onde atua hoje com Produção e Distribuição, é co-autor e coordenador do Prato Firmeza: Guia Gastronômico das Quebradas de São Paulo.

Kayam Mendes

Atuação: Financiadores e Parceiros

Estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa integral do ProUni. Integrou uma das primeiras turmas da Énois, lá em 2009 e acompanha esse momento de transição entendendo que é necessário se expandir para além dos encaixes do mundo acadêmico e corporativo. Sentindo a captação de recursos na pele e tateando esse espaço como algo novo e promissor! É o filho único da D. Renata e ama o universo de games, tecnologia e sustentabilidade.

Kelayne Santos

Atuação: Estrutura Jornalística

Jornalista formada pela EJ, nascida e criada em Heliópolis. Já foi jovem aprendiz de Contabilidade e estagiária em uma biblioteca. Busca entender o mundo a partir das periferias e por meio da comunicação. Gosta de fazer cursos aleatórios, pesquisar sobre tendências de mercado e comportamentos que modificam os modos de estar no mundo. É co-autora do Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas 2, criadora da newsletter Pa Nois Tirar Um Lazer e residente de Comunicação e Estrutura Jornalística na Énois.

Michelly Melo

Atuação: Estrutura Jornalística

Mel Oyá, 21 anos de idade, moradora da zona leste de sp, Técnica em Serviços Públicos pela ETEC – CEPAM – Comunicadora formada pela ÉNOIS – 2017, educadora social, graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela EACH (Escola de Artes, Ciências Humanidades) – USP, Publicou Prato Firmeza 2 junto a outros jornalistas, atuou como articuladora cultural, projetos em bibliotecas públicas com incentivo a leitura afro-indígena, artista, falante, sensível ao mundo, filha de Oyá, sempre em busca do movimento e da mudança. Atualmente trabalha no eixo de estrutura Jornalística da ÉNOIS, na busca de construir um jornalismo mais representativo e diverso.

Sanara Santos

Atuação: Jornalismo Local

Sanara Santos, 20, nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha, conhecida assim por ser cercada pelos afluentes do rio Tamanduateí. Jornalista formada pela Énois, artista e Diretora de fotografia, Sanara acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.

FacebookInstagramInstagram