Alice de Souza

Coordenadora de Sistematização
alice@enoisconteudo.com.br

Jornalista recifense, especialista em Direitos Humanos (Unicap) e mestre em Indústrias Criativas (Unicap). Atua como coordenadora de sistematização na Énois e professora da Unibra. Foi repórter do Diario de Pernambuco por dez anos e coordenadora editorial no Jornal do Commercio. É colaboradora da Agência Retruco e do Portal Lunetas. Ex-bolsista Cosecha Roja, integrante da 3ª Geração da Rede de Jovens Jornalistas Latino-Americanos Distintas Latitudes e Knight Lupa Fellow, do Salud con Lupa. Ganhou bolsas para participar de cursos do ICFJ, Abraji, Fundación Gabo e Thomson Reuters Foundation. Com trabalhos reconhecidos em mais de 30 prêmios, foi a jornalista mais premiada do Nordeste do Brasil em 2018 e 2019 (Jornalistas&Cia).

Amanda Rahra

Diretora Institucional e Gerente de Captação
amanda@enoisconteudo.com.br

Co-fundadora da Énois, é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em gestão da comunicação pela ECA-USP. Atua nas áreas de produção, rede e relacionamento – captando recursos, cuidando das parcerias e divulgando o trabalho dos jovens jornalistas da Escola de Jornalismo. Desde o início deste ano, dedica-se ao trabalho de liderança institucional e, junto à Jessica Mora, é responsável pelos cuidados das pessoas que formam a equipe. Atualmente, está fazendo parte da Aura Fellowship, um programa de apoio internacional para mulheres ativistas; e acredita que a gente precisa integrar o corpo e a cabeça pra não enlouquecer nesses tempos pandêmicos. É mãe da Tereza, gosta de cozinhar e está sempre aprendendo mais sobre redes sociais e sobre como encontrar gente a fim de que o jornalismo seja mais democrático.

Anna Luisa Castilho Rossi

Professora de Inglês da equipe (voluntária)
annalurossi@gmail.com

Engenheira de produção pela UFSCar e pós graduada em Educação Integral e Habilidades Socioemocionais pelo Instituto Singularidades, se vê como uma mistura complexa e harmônica do lógico e de todas as suas emoções. Já trabalhou tanto em grandes corporações como Santader e Cielo quanto em startups em construção como DogHero e Geekie e hoje atua como gerente de projetos no Centro de Mídias (aulas online do governo do Estado de SP). Acredita que o trabalho em conjunto, através do uso da potência de cada indivíduo, é a melhor maneira de tornar a sociedade menos desigual. É facilitadora de treinamentos de projeto de vida para jovens periféricos na Aporé e professora de inglês há 4 anos na Cidadão Pró Mundo. Leciona tanto em niveis básicos como curso preparatório para exames Cambridge.

Bruna Gonçalves

Coordenadora Financeira
bruna@enoisconteudo.com.br

Bruna é coordenadora no Administrativo Financeiro da Énois, cursa Ciências Contábeis na Universidade Anhembi Morumbi, e faz trabalho voluntário no Projeto Amai-vos entregando marmitas para moradores de rua. É formada em um curso técnico de Cozinha pela HOTEC e em um curso livre de Contabilidade Geral pelo SENAC. Já atuou como percussionista e diretora financeira em blocos de carnaval e em uma bateria universitária. Geminiana, filha de nordestinos, nascida e criada na zona leste de São Paulo, engajada em assuntos relacionados a sustentabilidade financeira, território, feminismo, e LGBTQIA+.

Carol Pires

Coordenadora do Prato Firmeza
carol@enoisconteudo.com.br

Jornalista, pós-graduada em gestão de eventos, traz na bagagem anos de experiência em comunicação institucional corporativa, migrando em 2014 para produção cultural e gestão de projetos de movimentos sociais da periferia de SP de onde nasceu e viveu 34 anos. Fez parte do coletivo Imargem, é uma das idealizadoras da Universidade Livre Grajaú e nesse caminho conheceu o Pimp My Carroça, onde integrou por 05 anos o movimento, coordenando projetos de Lei de Incentivo à Cultura.

Danila Jesus

Gerente de Formação
danila@enoisconteudo.com.br

Mulher negra, baiana, nascida e criada na periferia de Salvador, mãe da doce “Mel”, acredita no fortalecimento da democracia por meio do jornalismo, profissão escolhida há 15 anos. Com experiência de mercado, também atua e pesquisa nas áreas de comunicação e relações étnico-raciais. Já trabalhou na coordenação e docência de cursos de graduação, na área da comunicação. É mestre em Estudos Étnicos e Africanos e doutoranda em Cultura e Sociedade, ambos pela Universidade Federal da Bahia. É alguém sempre aberta à escuta, à troca e ao fortalecimento de ações de enfrentamento e combate, a todo e qualquer tipo de violência e discriminação.

Gabriella Mesquita

Analista de Distribuição
gabriella@enoisconteudo.com.br

A Cohab II, extremo leste de São Paulo e é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pela turma de 2018 da Escola de Jornalismo Énois. Colaborou para a rádio Brasil de Fato, com reportagens focadas em política, alimentação e cultura popular brasileira. Hoje atua no eixo de produção e distribuição da Énois como residente. É interessada em linguagens inovadoras para o jornalismo e na decolonização das narrativas.

Gloria Maria

Produtora
gloria@enoisconteudo.com.br

21 anos, moradora de Paraisópolis, mãe da Emanuele. Jornalista formada pela Escola de Jornalismo- Énois, e por Você Repórter da Periferia, produtora cultural e audiovisual, onde passou pelo Instituto Criar, de Tv, cinema e novas mídias. Como jornalista e ativista gosta de trazer em suas discussões a importância do território.

Isabela Alves

Coordenadora de Comunidades
isabela@enoisconteudo.com.br

22 anos, é comunicadora, artista muldisciplinar e escritora. Através de pesquisas sobre decolonialidade, negritude, povos originários e tecnologia, procura desenvolver seu trabalho enquanto comunicadora e artista de forma transversal, livre e propostiva. Estuda Letras na Universidade de São Paulo, busca dentro da Énois estruturar as comunidades como organismos vivos em um ecossistema. Portifólio: bit.ly/isabelaalves

Ivan Barbosa

Coordenador de Desenvolvimento Institucional
ivan@enoisconteudo.com.br

Ivan Gomes Barbosa é um homem negro formado nas quebradas da zona norte de SP. É pai, boleiro, sambista, cozinheiro, malokeiro e também profissional de Relações Públicas, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP. Atuou em instituições como Sabesp, Vale, AES Brasil (atual Enel), Grupo Bonsucesso, em gestões do Governo do Estado de SP e da Prefeitura do Município de SP. Como consultor já criou projetos como o Espaço Arvorar da Duratex, Instituto AES Brasil, captou diversos projetos culturais e sociais. Atualmente está como coordenador de captação de recursos da Énois e sonha em continuar vivendo da luta e de trabalhos que buscam tornar a sociedade mais justa e inclusiva.

Jamile Santana

Gerente de Produção e Distribuição
jamile@enoisconteudo.com.br

Nascida em Mogi das Cruzes (SP), é uma jornalista disposta a traduzir em metáforas o sentimento do mundo. Especialista em Dados e Transparência Pública, trabalhou por 11 anos em redações regionais, entre elas a do G1 – Portal de Notícias da Globo. Fundou um projeto de jornalismo local que produz conteúdo guiado por dados e treina jornalistas e cidadãos no uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) e métodos digitais de apuração e análise.

Jessica Mota

Gerente de Comunicação Institucional e RH
jessica@enoisconteudo.com.br

Criada em Belém do Pará, é jornalista formada em Comunicação Social (Mackenzie) e pós-graduada em Estudos Brasileiros (FespSP). Colaborou para a Agência Pública e para a Repórter Brasil com reportagens focadas em direitos humanos e meio ambiente. Na Énois, foi coordenadora do último módulo da turma de 2019 da Escola de Jornalismo, editora-substituta na Agência Énois e ajudou a estruturar o eixo de Produção e Distribuição. 

Junior Rocha

Desenvolvedor Web
jr@opara.me

Cria da Zona Leste de São Paulo e atualmente morador da Zona Norte. Após atuar por mais de 15 anos no mercado corporativo de Tecnologia, decide, junto a Bruna Salles, fundar a Opará Criações (https://opara.me), empresa que tem como missão conectar tecnologia de ponta a ONGs, movimentos populares, mídias independentes e projetos que buscam uma sociedade mais justa. É co-fundador do perifaCode, comunidade de profissionais de tecnologia oriundos de periferia. Pai da Aretha e amante das culturas populares.

Michelly Melo

Produtora
mel@enoisconteudo.com.br

Mel Oyá, 21 anos de idade, moradora da zona leste de sp, Técnica em Serviços Públicos pela ETEC – CEPAM – Comunicadora formada pela ÉNOIS – 2017, educadora social, graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela EACH (Escola de Artes, Ciências Humanidades) – USP, Publicou Prato Firmeza 2 junto a outros jornalistas, atuou como articuladora cultural, projetos em bibliotecas públicas com incentivo a leitura afro-indígena, artista, falante, sensível ao mundo, filha de Oyá, sempre em busca do movimento e da mudança. 

Nina Weingrill

Diretora Operacional e Gerente Financeira
nina@enoisconteudo.com.br

Co-fundadora da Énois e da Escola de Jornalismo. Formou‐se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem pós‐graduação em Marketing Digital – onde desenvolveu o projeto online da Escola de Jornalismo – e MBA em Gestão de Projetos, ambos pela ESPM. Trabalhou em revistas da área jovem e de comportamento na Editora Abril, Editora Globo e Editora Mol. Hoje atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos de jornalismo e educação. É fellow do International Center for Journalists (ICFJ) onde pesquisa ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jornalismo local.

Sanara Santos

Produtora-chefe
sanara@enoisconteudo.com.br

Sanara Santos, 20, nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha, conhecida assim por ser cercada pelos afluentes do rio Tamanduateí. Jornalista formada pela Énois, artista e Diretora de fotografia, Sanara acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.

Simone Cunha

Diretora Operacional
simone@enoisconteudo.com.br

Jornalista com mestrado em sociologia, é diretora da Énois e editora da Diversa, newsletter sobre diversidade no jornalismo. Atua em projetos e pesquisas ligados à representatividade, articulação entre redações de diferentes perfis e gestão em jornalismo. Trabalhou por dez anos na área de economia, em veículos como Folha de S. Paulo, OGlobo e G1 e fez mestrado em desigualdades sociais e mercado de trabalho, com foco no voluntariado. É mãe do Nuno e da Maria e trabalha no tempo da reflexão, mais monitorando do que usando as redes sociais.

FacebookInstagramInstagram
Skip to content