Segundo a São Paulo Turismo, a cidade tem mais de 12 mil restaurantes. Bares? Mais de 15 mil. Padarias? Três mil. No entanto, a grande imprensa tende a explorar os eixos mais ricos e centrais da cidade.

Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas” nasce como um serviço pra quem come e empreende na periferia. Mas também com um papel político importante: mostrar que a cidade é maior do que o que se passa entre as marginais. E que a “meca gastronômica” estava sendo subestimada. São Paulo tem um cardápio farto pra oferecer – custando bem menos.

🏆 Nosso guia conquistou o 6º lugar no Prêmio Jabuti 2017, maior premiação literária do país. Além disso, a gente também ganhou o título de Menção Honrosa no 20º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico.

🏆 O segundo volume do Prato Firmeza recebeu o prêmio do 21º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico. 

giphy-1
Equipe Volume 1

O guia tem resenhas produzidas pelos jovens, também moradores das periferias de São Paulo, em formação pela Escola de Jornalismo da Énois. Eles investigaram suas quebradas e descobriram mais de 200 estabelecimentos dignos de foto no Instagram – de veganos anárquicos e saborosos, como a Casa da Lagartixa Preta, em Santo André, a japoneses com cara de Liberdade, como o Ville Japan, no Jardim Marcelo, extremo sul de SP.

As duas primeiras edições foram contempladas pela Lei Rouanet e têm aporte financeiro do Atacadão

O terceiro volume do guia será lançado no final de 2019 e vai além das dicas de bons lugares pra comer. Desta vez, a gente oferece também opções de lazer nas quebradas de São Paulo, onde é possível estar em família. Essa edição conta com apoio financeiro da Cargill.

Equipe Volume 3

Comida de Quebrada

Em 2018, a turma da Escola de Jornalismo listou 4 empreendimentos gastronômicos mapeados pelo Prato Firmeza pra transformar suas histórias em episódios da websérie Comida de Quebrada, em uma parceria com a Tv Folha. Você pode assistir e conhecer mais sobre os restaurantes clicando aqui.


Compre aquiAcesse o guiaAudiolivro

Você pode ajudar a Énois a fazer produções transformadoras e potentes assim. É só virar um assinante da Escola de Jornalismo. Saiba como clicando aqui.

Abaixo, você dá uma olhada em como foi colocar esse projeto em prática.


Saiu na mídia

Volume 3

Volume 2

Volume 1