Redação Aberta  é um espaço de oficinas onde jornalistas e cidadãos se reúnem para discutir questões, compartilhar recursos e conhecimento e aprender a relatar e investigar histórias em seus territórios.

O projeto é uma parceria com o City Bureau – um laboratório de jornalismo cívico sem fins lucrativos baseado em Chicago, nos EUA – para implementar o programa Public Newsroom, que discute, debate e desconstrói o jeito que comunidades são reportadas (ou não) na mídia, trazendo-as para o processo de construção de informações que irão melhor atendê-las.

No final de 2018, o City Bureau recebeu a co-fundadora da Énois, Nina Weingrill, durante sua bolsa do ICFJ (International Center for Journalists Fellowship), para desenhar a parceria. A Énois vai usar a metodologia do programa para preparar jornalistas e suas comunidades para a cobertura das próximas eleições municipais, em 2020.

As oficinas acontecem uma vez por mês na sede da Énois e em locais parceiros, são gratuitas e projetadas de acordo com os valores do Public Newsroom, utilizando as ferramentas de engajamento desenvolvidas pelo City Bureau.

Vamos compartilhar nossas descobertas ao longo de 2019 – fique ligada/o!

AGENDA

Como cobrir violações de direitos nos territórios

com Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo
20/02 | 19h às 22h | Casa do Povo : R. Três Rios, 252, 2º andar, Bom Retiro

Este slideshow necessita de JavaScript.