#nanobolsaciência | Como nossos hábitos impactam a química no corpo?

Todos os dias trilhões de reações químicas acontecem no seu corpo. Elas te mantém vivo, mas não só isso: elas fazem o seu coração acelerar quando o crush aparece, você ficar sem sono na véspera do Enem e seu corpo responder mal a uma dieta que deu ruim.

A gente quer olhar para a química da nossa vida: como nossos hábitos impactam a química no corpo? E pra investigar o tema, entram em cena as nossas nanobolsas.

As melhores pautas relacionadas ao assunto vão receber R$ 500 pra serem apuradas, produzidas e entregues. Se você gosta de jornalismo de ciência e tem entre 16 e 21 anos, corre pra participar!

Mande sua sugestão de pauta em https://goo.gl/6y5SIS. 

As inscrições vão até quarta, dia 19/04.

Eleições: por dentro da Fundação Casa

Em ano de eleições municipais o Brasil atravessa uma difícil crise político-econômica. E se está difícil saber em quem votar, imagina para quem não tem acesso à internet, não pode pesquisar sobre os candidatos e nem assistir aos debates. Essa é a realidade de 1.080 eleitores do estado de São Paulo internados em unidades da Fundação Casa.

Continue reading → Eleições: por dentro da Fundação Casa

#nanobolsa | Jovens políticos

por Lucas Alves

O jovem sabe cada vez melhor como fazer política. Nos sentimos livres para postar nossas opiniões na internet, debater com os amigos, criticar políticos, ir para as ruas para reivindicar direitos e até entrar para coletivos em favor de uma causa. No entanto, são poucos os que tentam levar essa participação para o lado institucional, lançando uma candidatura para ocupar um cargo político. Nesse caso, os jovens enfrentam um caminho difícil, marcado pela baixa representatividade, falta de apoio do partido e dificuldade em levantar dinheiro para a campanha.

Continue reading → #nanobolsa | Jovens políticos

#nanobolsa | Souza Franco: Por uma escola e por todas

As manifestações de estudantes por melhores condições na educação começaram em São Paulo em 2015, onde mais de 200 colégios foram ocupados pelos secundaristas, e se expandiram pra 19 estados.

A primeira reportagem financiada pelos apoiadores da Escola de Jornalismo fala das mobilizações na escola estadual Souza Franco, de Belém do Pará, mostrando que os problemas de lá são parecidos com os que rolam na maior parte do país.

Continue reading → #nanobolsa | Souza Franco: Por uma escola e por todas

Identidade Parcelada – Juventude periférica, consumo e identidade

“Na periferia, você vale o que tem, mano”.

Podia ser apenas uma citação de “1 por amor, 2 por dinheiro” dos Racionais Mc’s, mas a frase saiu da boca de outra nome conhecido do Capão Redondo – o escritor e fundador da marca 1dasul Ferréz. Ferréz foi um dos manos entrevistados na nossa grande reportagem sobre identidade, consumo e juventude periférica. Uma investigação feita sobre jovens da quebrada por jovens da quebrada e que acabou levantando várias questionamentos sobre nossa própria identidade.

Continue reading → Identidade Parcelada – Juventude periférica, consumo e identidade