Segundo a São Paulo Turismo, a cidade tem mais de 12 mil restaurantes. Bares? Mais de 15 mil. Padarias? Três mil. No entanto, a grande imprensa tende a explorar os eixos mais ricos e centrais da cidade.

Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas” nasce como um serviço pra quem come e empreende na periferia. Mas também com um papel político importante: mostrar que a cidade é maior do que o que se passa entre as marginais. E que a “meca gastronômica” estava sendo subestimada. São Paulo tem um cardápio farto pra oferecer – custando bem menos.

🏆 Nosso guia conquistou o 6º lugar no Prêmio Jabuti 2017, maior premiação literária do país. Além disso, a gente também ganhou o título de Menção Honrosa no 20º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico.

🏆 O segundo volume do Prato Firmeza recebeu o prêmio do 21º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico. 

Você pode comprar um exemplar clicando aqui.

giphy-1
Equipe Volume 1

O guia, que já está no seu segundo exemplar, tem resenhas produzidas pelos jovens, também moradores das periferias de São Paulo, em formação pela Escola de Jornalismo da Énois. Eles investigaram suas quebradas e descobriram mais de 200 estabelecimentos dignos de foto no Instagram – de veganos anárquicos e saborosos, como a Casa da Lagartixa Preta, em Santo André, a japoneses com cara de Liberdade, como o Ville Japan, no Jardim Marcelo, extremo sul de SP.

Equipe Volume 2

Comida de Quebrada

Em 2018, a turma da Escola de Jornalismo listou 4 empreendimentos gastronômicos mapeados pelo Prato Firmeza pra transformar suas histórias em episódios da websérie Comida de Quebrada, em uma parceria com a Tv Folha. Você pode assistir e conhecer mais sobre os restaurantes clicando aqui.


Compre aquiAcesse o guiaAudiolivro

Você pode ajudar a Énois a fazer produças bacanas assim. É só virar um assinante da Escola de Jornalismo. Saiba como clicando aqui.

Abaixo, você dá uma olhada em como foi colocar esse projeto em prática.

Saiu na mídia