5ª edição do ‘Jornalismo e Território’ é para jornalistas do Centro Oeste

Curso é gratuito e voltado para comunicadores de coletivos e mídias locais

Vai começar mais um ciclo da formação online de Jornalismo e Território. Entre os dias 22/02 e 09/03, jornalistas e comunicadores de coletivos e mídias locais da região Centro Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) poderão aprender mais sobre técnicas jornalísticas e outros temas. A formação já aconteceu em São Paulo, no Rio de Janeiro e nas regiões Norte e Nordeste do país em 2020.

A formação online tem como missão potencializar os conhecimentos de coletivos e jornalistas locais nas técnicas jornalísticas, Lei de Acesso à Informação (LAI) e acesso a dados e instituições públicas e dentro do tema educação infantil e direitos da primeira infância nos territórios periféricos. São ofertadas 30 vagas. Para se inscrever, preencha o formulário aqui: http://bit.ly/jtcentroeste

O curso é inteiramente gratuito. Cada participante, desde que participe de 80% da carga horária do curso, receberá uma bolsa de R$ 250. As pessoas selecionadas devem participar de todos os dias de encontro para receber o certificado.

Ao fim do processo, os participantes também concorrem a uma das 6 bolsas de reportagem cedidas pelo programa para produção de conteúdo na sua região. Cada selecionado receberá a remuneração de R$ 1 mil (um mil reais) para a produção e finalização da reportagem. No ano passado, os repórteres ganhadores da bolsa, Hélio Euclides e Pâmela Carvalho, por exemplo, produziram matérias para o jornal online Maré de Notícias (LEIA: Favela também é lugar de adoção e Alternativas para brincar na pandemia).

Além das trocas de conhecimento, os encontros proporcionam também a criação de uma rede colaborativa entre os comunicadores, para potencializar e mapear quem também está no corre produzindo informação no território. 

O curso é desenvolvido pela Énois e conduzido por parceiros locais e tem apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Porticus e da Repórter Sem Fronteiras.

Serviço

Inscrições: Do dia 22/01 até o dia 03/02. Para se inscrever, preencha o formulário aqui: http://bit.ly/jtcentroeste

Quem pode se inscrever: jornalistas e comunicadores de periferias e favelas da região Centro-Oeste do país (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Duração: O curso vai ser desenvolvido em 8 (oito) encontros com uma carga horária de 3 (três) horas cada, das 16h às 19h, às segundas, terças e quartas. As datas são as seguintes: 22/02, 23/02, 24/02, 01/03, 02/03, 03/03, 08/03, 09/03.

Skip to content