SOBRE NÓS
SOBRE NÓS
A Énois é um laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Foi fundada em 2009 com a Escola de Jornalismo (EJ), voltada ao público jovem. Em 2014, a EJ se expandiu para a Internet e se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil. Em cursos presenciais, mais de 500 jovens da periferia se formaram em jornalismo e mais de 4 mil estudantes passaram pela Escola de Jornalismo online. Ao longo do tempo, esses jovens, por meio da Énois, produziram conteúdo em parceria com veículos de abrangência nacional. Foram mais de 80 reportagens produzidas pela agência, publicadas em veículos parceiros, como UOL Tab, The Intercept, The Guardian, Nexo, BBC e outros.
Missão: impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro.
Visão: cultivar uma rede latino-americana de jornalistas locais, apoiando comunicadores e veículos a atuarem com respeito à diversidade, à representatividade e à inclusão.
NOSSO TIME
Ao longo de seus 13 anos de existência, a Énois já trabalhou em vários formatos e com muitos e muitas colaboradores e colaboradoras. Já fomos escola, agência e hoje somos laboratório.
Aqui apresentamos a nossa equipe fixa, mas nossa rede de jornalistas e profissionais é muito maior. Apenas para produção do Prato Firmeza Preto, mobilizamos cerca de 80 profissionais, entre equipe fixa da Énois, editores e editoras, entregadores e entregadoras, produtores e produtoras.
Alexia Oliveira
Assistente do Administrativo
Cursa Psicologia na USP e é entusiasta de um RH que potencializa e cuida das pessoas em suas mais diversas pluralidades. É nascida e criada na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, e trabalha por um futuro em que o acesso à saúde mental seja uma realidade para pessoas pretas, LGBTQIAP+ e periféricas. É também uma das fundadoras do coletivo Escuta Preta e acredita no poder transformador da educação pra mudar o mundo.
Amanda Rahra
Diretora de Pessoas e Projetos
É co-fundadora da Énois e hoje atua na área de cuidado e gestão de pessoas e projetos da organização. Se formou jornalista (UFSC) e gestora da comunicação (USP), é mãe da Tereza e gosta de sistematizar experiências de desenvolvimento de equipe para a construção de um jornalismo mais diverso, inclusivo, representativo e local. Também atua na captação de parcerias e dinheiros e faz parte do Aura Fellowship, um programa de apoio internacional para mulheres ativistas.
Bruna Gonçalves
Coordenadora do Administrativo e Financeiro
Cursa Ciências Contábeis na Universidade Anhembi Morumbi. É formada em Cozinha pela (HOTEC) e em um curso livre de Contabilidade Geral (Senac). Tem experiência como percussionista e diretora financeira em blocos de carnaval e em uma bateria universitária. É geminiana, filha de nordestinos, nascida e criada na zona leste de São Paulo. É engajada em assuntos relacionados à sustentabilidade financeira, território, feminismo, e LGBTQIAP+.
Glória Maria
Produtora de Conteúdo
É jornalista formada pela Escola de Jornalismo da Énois e pelo Você Repórter da Periferia. Também é produtora audiovisual formada pelo Instituto Criar de TV e Novas Mídias, moradora de Paraisópolis e mãe da Emanuele de 8 anos. Articula na comunidade onde vive a partir de produções culturais, é cofundadora da Batalha do Paraisópolis, em que realiza batalhas mensais. É co-fundadora do Estúdio 7 Notas, que acolhe crianças e jovens na produção musical. Na Énois, atua na comunicação institucional.
Helena Dias
Coordenadora de Comunicação Institucional
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com experiência no jornalismo independente e na assessoria de movimentos e organizações populares. Recifense bairrista, virginiana e mãe de Dante. Como estagiária, passou pelas editorias de política dos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco. Já como profissional, foi repórter durante dois anos do coletivo Marco Zero Conteúdo. E, atualmente, é também editora do Brasil de Fato Pernambuco.
Isabela Alves
Articuladora de Comunidades
Comunicadora, artista muldisciplinar e escritora. Por meio de pesquisas sobre decolonialidade, negritude, povos originários e tecnologia, procura desenvolver seu trabalho enquanto comunicadora e artista de forma transversal, livre e propositiva. Estudou Letras na Universidade de São Paulo (USP) e busca estruturar na Énois as comunidades como organismos vivos em um ecossistema.
Jessica Mota
Coordenadora de Produção
Jornalista formada em Comunicação Social (Mackenzie) e pós-graduada em Estudos Brasileiros (FespSP). Colaborou para a Agência Pública e para a Repórter Brasil com reportagens focadas em direitos humanos e meio ambiente. Na Énois, foi coordenadora do último módulo da turma de 2019 da Escola de Jornalismo, editora-substituta na Agência Énois e ajudou a estruturar o eixo de Produção e Distribuição.
Leticia Tavares
Diretora Financeira
Nascida e criada na Zona Sul-zona show de SP, hoje moradora da ZO. Tem 35 anos, graduação em Gestão de Recursos Humanos, Sociologia e Política e também pós-graduação em Jogos Cooperativos. Atualmente, faz formação em Psicanálise. Com mais de 15 anos de experiência na área administrativa e financeira do terceiro setor, já desenvolveu, articulou e executou projetos municipais, estaduais e federais, voltados para população em situação de vulnerabilidade social.
Lucilio Correia
Coordenador de Tecnologia da Informação e Dados
Hacker paulistano apaixonado por Brasília, de onde nunca voltou. Não se formou em Jornalismo na Cásper Líbero nem em TI na FATEC, mas transita entre essas duas áreas tentando fazer do mundo um lugar melhor. Já coordenou equipes de tecnologia na Apiki, Estadão, Vortex e Poder360.
Michelly Melo (Mel Oyá)
Analista de Dados e Impacto
É produtora e pesquisadora. Moradora da Zona Leste de São Paulo, formada em Serviços Públicos e comunicadora formada pela Escola de Jornalismo da Énois. Também é graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Fez parte da Integração de Lideranças Afrodescendentes da América Latina e Caribe, pelo Fundo das Nações Unidas, na EscuelAfro, no Peru. É filha de Oyá Onirá, tece seus caminhos com movimento e coragem.
Sanara Santos
Coordenadora de Formação
É nascida e criada na Zona Leste de São Paulo na Favela da Ilha. Jornalista formada pela Énois, diretora de fotografia e atualmente coordena processos formativos para redações e jornalistas locais. Acredita em um mundo onde todos possam viver das suas diversidades.
Sara Evangelista
Assistente de Captação de Recursos
Criada na Zona Leste de São Paulo, é formada em Engenharia de Petróleo pela FMU. Tem experiência em execução de projetos e recursos públicos.
Simone Cunha
Diretora de Sustentabilidade
Jornalista com mestrado em Sociologia, trabalha conectando práticas editoriais e de gestão inclusivas com a sustentabilidade do jornalismo. É também consultora de captação para o jornalismo, estruturando a área de captação em organizações jornalísticas. Foi fellow do ICFJ (International Centre for Journalists) em 2021 e trabalhou por dez anos na área de economia, em veículos como Folha de S. Paulo, O Globo e G1. É mãe do Nuno e da Maria.
COLABORADORES
Angela Werdemberg dos Santos
Jornalista sul-mato-grossense. Possui graduação em Jornalismo e Letras – Português e Inglês e é especialista em Administração, Marketing e Propaganda e Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Mestra em Comunicação, cursa doutorado em Ciência da Informação – Jornalismo e Estudos Midiáticos. Foi coordenadora do programa Diversidade nas Redações 2 da Énois. Atualmente, é coordenadora da pesquisa Retrato do Jornalismo Brasileiro também da Énois, coordenadora do Atlas da Notícia (Projor) na região Centro-Oeste e professora na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Flavia Paola (Criola)
Consultora de Recursos Humanos da Énois. É doutoranda em educação, com ênfase em educação das relações étnico-raciais e formação de professores. Professora de história na rede de educação básica e ensino superior, e cofundadora do grupo Orí Màdàrà em 2019. Atua com consultorias na área das relações étnico-raciais, mediação de grupos e elaboração de processos e projetos.
Nina Mattos
Arquiteta urbanista (UFPE) e designer gráfico (IFPE). Já atuou como coordenadora do setor de Arquitetura e Design da Secretaria de Educação da Cidade do Recife e foi diretora de arte em Nuestra América Verde. Como designer gráfico, já colaborou em projetos para organizações como FES Brasil, REDE Penssan, SOS Mata Atlântica e em diversos projetos culturais e educativos. Em abril de 2023 passou a atuar como colaboradora de design gráfico na Énois.
NOSSO CONSELHO
Anapuaka Muniz Tupinambá Hãhãhãe
De Abya Yala, Filho de Pindorama, Nação Tupinambá, ancião e avô. Comunicador e empresário que atua com a cultura digital indígena no Brasil. Faz parte da Rádio Yandê (web rádio indígena), Casa Yandê, do Prêmio da Música Indígena Contemporânea e é co-fundador de Movimento Civil Agora.
André Santana
É jornalista, mestre em Estudo de Linguagens e professor da UNEB e da UCSal. É também co-fundador do Instituto Mídia Étnica, editor do portal Correio Nagô e colunista do UOL Notícias.
Bia Barbosa
É jornalista, especialista em Direitos Humanos e mestra em Políticas Públicas. É coordenadora de incidência da Repórteres sem Fronteiras para a América Latina, integra a Coalizão Direitos na Rede e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Carlota Mingolla
Pesquisadora e consultora. Professora na pós-graduação em Economia Comportamental da FIA e certificada em ESG na Prática: Proteção e Geração de Valor. É líder RAPS, cofundadora do Bloco da Cultura e conselheira do Instituto Procomum.
Eliana Sousa Silva
Diretora e fundadora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, organização pelo desenvolvimento do conjunto de favelas Maré. É Doutora Honoris Causa pela Queen Mary University of London. Doutora em Serviço Social e Mestre em Educação pela PUC-Rio.
Fabiana Moraes
Jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Autora de cinco livros, entre eles O Nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial).
Kátia Brasil
Co-fundadora da agência de jornalismo Amazônia Real. Trabalhou em rádio, jornal e emissoras de TV. Está na segunda posição dos jornalistas +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É feminista e atua em defesa das mulheres.
Silvana Bahia
Codiretora-executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab. Mestre em cultura e territorialidades, pesquisadora associada do grupo de arte e Inteligência Artificial da USP. Uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory.
Simone Freire
Jornalista e pós-graduanda em Jornalismo, Comunicação e a Nova Ordem Informacional. Moradora de Cidade Tiradentes, pesquisa comunicação, raça, território e diversidade. Foi editora e coordenadora de jornalismo no Brasil de Fato, Alma Preta e Agência Énois.
Caê Vasconcelos
Homem trans, bissexual, jornalista e cria da periferia da Zona Norte de São Paulo. É autor do livro-reportagem “Transresistência: Pessoas trans no mercado de trabalho” (Dita Livros) e repórter especializado na editora LGBT+. Atualmente é editor na ESPN Brasil, escreve para a Agência Mural de Jornalismo das Periferias e é colunista da Ponte Jornalismo, em que foi repórter de 2017 a 2021.
Nina Weingrill
É jornalista, cofundadora da Énois (2009) e consultora para organizações de jornalismo. É fellow do International Center for Journalists (EUA), onde pesquisa ferramentas e metodologias para o fortalecimento do jornalismo local e suas interseções com políticas públicas. É membra fundadora da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e parte da rede Future of Local News, com sede nos Estados Unidos.