SOBRE NÓS

A Énois é um laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Foi fundada em 2009 com a Escola de Jornalismo (EJ), voltada ao público jovem. Em 2014, a EJ se expandiu para a Internet e se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil. Em cursos presenciais, mais de 500 jovens da periferia se formaram em jornalismo e mais de 4 mil estudantes passaram pela Escola de Jornalismo online. Ao longo do tempo, esses jovens, por meio da Énois, produziram conteúdo em parceria com veículos de abrangência nacional. Foram mais de 80 reportagens produzidas pela agência, publicadas em veículos parceiros, como UOL Tab, The Intercept, The Guardian, Nexo, BBC e outros.

Missão: impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro.

Visão: cultivar uma rede latino-americana de jornalistas locais, apoiando comunicadores e veículos a atuarem com respeito à diversidade, à representatividade e à inclusão.

NOSSO TIME

Ao longo de seus 12 anos de existência, a Énois já trabalhou em vários formatos e com muitos e muitas colaboradores e colaboradoras. Já fomos escola, agência e hoje somos laboratório.

Aqui apresentamos a nossa equipe fixa, mas nossa rede de jornalistas e profissionais é muito maior. Apenas para produção do Prato Firmeza Preto, mobilizamos cerca de 80 profissionais, entre equipe fixa da Énois, editores e editoras, entregadores e entregadoras, produtores e produtoras.

Alice de Souza
Editora-geral

Jornalista recifense, especialista em Direitos Humanos e mestre em Indústrias Criativas. Foi repórter do Diario de Pernambuco e coordenadora editorial no Jornal do Commercio. É International Women’s Media Foundation (IWMF) e Climate Tracker fellow.

Amanda Rahra
Articuladora de Pessoas e Projetos

Cofundadora da Énois, é jornalista e gestora da comunicação. Atua nas áreas de produção, rede e relacionamento. Faz parte do Aura Fellowship, um programa de apoio internacional para mulheres ativistas. É mãe da Tereza.

Bruna Gonçalves
Coordenação Administrativa e Financeiro

Cursa ciências contábeis e faz trabalho voluntário no Projeto Amai-vos. Fez curso técnico de cozinha e um curso livre de contabilidade geral. Já atuou como percussionista e diretora financeira em blocos de carnaval e em uma bateria universitária.

Ivan Gomes Barbosa
Gerente de captação de recursos e desenvolvimento institucional

Homem negro formado nas quebradas da zona norte de São Paulo. É pai, boleiro, sambista, cozinheiro, malokeiro e também profissional de Relações Públicas, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura.

Jamile Santana
Analista de dados e impacto

Nascida em Mogi das Cruzes (SP), é jornalista e especialista em Dados e Transparência Pública. Fundou o Painel Jornalismo. É pós-graduanda em Jornalismo de Dados, Automação e Storytelling e embaixadora de inovação cívica na Open Knowledge Brasil.

Isabela Alves
Articuladora de comunidades e comunicação

É comunicadora, artista muldisciplinar e escritora. Estuda Educomunicação na Universidade de São Paulo e busca dentro da Énois estruturar as comunidades como organismos vivos em um ecossistema.

Jessica Campos da Mota
Editora-orientadora

Jornalista formada em Comunicação Social e pós-graduada em Estudos Brasileiros (FespSP). Colaborou para a Agência Pública e para a Repórter Brasil com reportagens focadas em direitos humanos e meio ambiente.

Michelly Melo (Mel Oyá)
Agente de Impacto

Moradora da zona leste de São Paulo, é técnica em serviços públicos, comunicadora formada pela Énois, educadora social e graduanda em Gestão de Políticas Públicas. Atuou como articuladora culturale em projetos de incentivo à leitura afro-indígena.

Nina Weingrill
Diretora de Métricas e Recursos

Jornalista e cofundadora da Énois. Desenvolveu a primeira plataforma online de ensino gratuito de jornalismo do país e a primeira ferramenta a medir a diversidade nas redações da América Latina. É bolsista do International Center for Journalists (ICFJ).

Sanara Maria dos Santos Araujo
Produtora-chefe de formação

É nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha. Jornalista formada pela Énois, artista e diretora de fotografia, acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.

Simone Cunha
Diretora de Sustentabilidade

Jornalista com mestrado em sociologia, é diretora de sustentabilidade da Énois. Foi fellow do ICFJ (International Centre for Journalists) em 2021; trabalhou por dez anos na área de economia, em veículos como Folha de S. Paulo, OGlobo e G1. É mãe do Nuno e da Maria.

Sara Evangelista dos Santos
Assistente Administrativo

Paulista, criada na zona leste de São Paulo, formada em engenharia de Petróleo e atualmente trabalha no financeiro da Énois. Tem experiência em execução de projetos e recursos públicos.

Carol Pires
Coordenadora de Projetos

Jornalista, pós-graduada em gestão de eventos e projetos. Fez parte do coletivo Imargem, é uma das idealizadoras da Universidade Livre Grajaú, produtora-executiva no Território da Notícia e nesse caminho conheceu o Pimp My Carroça, onde dirige os projetos de Lei de Incentivo à Cultura.

Glória Maria
Produtora de vídeos e conteúdo

Moradora de Paraisópolis, jornalista com foco no território, cofundadora da Batalha do Paraisópolis e produtora audiovisual. Formada pela Escola de Jornalismo da Énois e pelo Você Repórter da Periferia.

NOSSO CONSELHO

Anapuaka Muniz Tupinambá Hãhãhãe

De Abya Yala, Filho de Pindorama, Nação Tupinambá, ancião e avô, Comunicador, empresário, cultura digital indígena no Brasil, TecnoXamanismo, Artista aIndígena Orgânico e Virtual, etnomídia indígena, CEO, Produtor Executivo, Rádio Yandê, Casa Yandê, Prêmio da Música Indígena Contemporânea, Yby Festival, Yby MANI, Maker Indígena, especialista em HiperMuseus, Bussines RedSkin Money, RePangeia Indígena, cofundador de Movimento Civil Agora.

André Santana

Jornalista, mestre em Estudo de Linguagens, professor da UNEB e UCSal, co fundador do Instituto Mídia Étnica, editor do portal Correio Nagô e colunista do UOL Notícias.

Bia Barbosa

Jornalista, especialista em direitos humanos e mestra em políticas públicas. Pesquisa temas como políticas de comunicação, regulação de meios e da Internet, e liberdade de expressão. É coordenadora de incidência no escritório da Repórteres sem Fronteiras para a América Latina, integra a Coalizão Direitos na Rede e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em uma das representações da sociedade civil no CGI.br

Carlota Mingolla

Atua como pesquisadora, consultora em iniciativas multissetoriais, organismos multilaterais, ONGS, empresas e setor público. Dedica-se, principalmente à pesquisa de comportamentos emergentes, projetos de inovação, impacto, coalizões e gestão da mudança. É professora no curso de pós graduação em Economia Comportamental da FIA e certificada pelo IBGC no curso ESG na Prática: Proteção e Geração de Valor. É líder RAPS, cofundadora do Bloco da Cultura e Conselheira do Instituto Procomum.

Eliana Sousa Silva

Diretora e fundadora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, organização pelo desenvolvimento do maior conjunto de favelas no Rio de Janeiro, a Maré. É Doutora Honoris Causa pela Queen Mary University of London. Doutora em Serviço Social e Mestre em Educação pela PUC-Rio. 

Fabiana Moraes

Jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Autora de cinco livros, entre eles O Nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial)

Kátia Brasil

Cofundadora da agência de jornalismo Amazônia Real. Formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, trabalhou em rádio, jornal e emissoras de TV. Está na segunda posição dos jornalistas +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É feminista e atua em defesa das mulheres em organizações e coletivos que praticam os valores da diversidade, equidade e igualdade étnico-racial.

Silvana Bahia

Codiretora executiva do Olabi, coordenadora da PretaLab – iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. Mestre em cultura e territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de arte e Inteligência Artificial da USP. Considerada uma das 100 pessoas inovadores mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra. Em 2021 recebeu o prêmio Protagonista Brasil, País Digital concedido pelo Movimento Brasil, País Digital.

Simone Freire

Jornalista formada pela PUC-SP e pós-graduanda em Jornalismo, Comunicação e a nova ordem informacional pela FAAP. Moradora de Cidade Tiradentes, periferia da Zona Leste de São Paulo, atua e pesquisa comunicação a partir dos pilares de raça, território e diversidade. Foi editora e coordenadora de jornalismo no jornal Brasil de Fato, editora do portal Alma Preta e coordenadora da Agência Énois.

Redimensionamento da fonte
Contraste