Jornalismo local: projeto da Énois mapeou 140 iniciativas de comunicação periférica em São Paulo e a Região Metropolitana
O jornalismo local e periférico tem contribuindo na construção de uma comunicação mais diversa, representativa, e amplia a produção de conteúdo que retrata a realidade de quem está nas bordas da cidade. São essas iniciativas de comunicação o objeto de pesquisa do projeto Mapa do Jornalismo Local, desenvolvido pela Énois.
O projeto é um levantamento de veículos de comunicação que identifica iniciativas de jornalismo cultural e produção de conteúdo em bairros com pouca cobertura de imprensa, dentro dos municípios brasileiros. As primeiras iniciativas mapeadas foram em São Paulo e na região metropolitana. Em julho, a Énois realizou na Casa do Povo, o evento de lançamento do Mapa do Jornalismo Local.
O mapeamento identificou 140 iniciativas de jornalismo periférico, um bom exemplo vem da comunidade de Tiradentes, o Jornal Cidade Tiradentes, experiência que foi partilhada no evento de lançamento por Milton Roberto de Souza, 62, educador socioambiental e morador do bairro desde 1986. Para o fundador do jornal, o grande trunfo do mapeamento é a possibilidade da conexão entre os diversos meios de comunicação periféricos. “Essa conexão é interessante, porque você acaba tendo uma comunicação maior entre essas comunidades e aí a cultura que tem em cada região passa a ser difundida. Amplia o conhecimento”, pontua Milton.
Fortalecimento de vínculo, foi a sensação que o comunicador Milton destacou da noite de lançamento do mapa, que reuniu representantes dos coletivos mapeados, a equipe da Énois e as pesquisadoras do projeto. Em sinergia com Souza, a jornalista e coordenadora do mapa Gisele Alexandre avalia que “é interessante a gente olhar outras pessoas que atuam como comunicador local, a gente ganha potência”, uma vez que o projeto congrega sistematização, intercâmbio de experiências e gestão de conhecimentos.
“O mapa ele vem principalmente para democratizar esse acesso à informação e mostrar que existe muito os outros coletivos audiovisuais, coletivos que fazem comunicação independente”, afirma André Luiz, 26, comunicador e idealizador da TV DOC CAPÃO. Criada em 2012, a ideia da tv independente é tornar visível as histórias positivas de líderes, coletivos e projetos do território. Luiz vislumbra no mapeamento “uma oportunidade linda da gente centralizar essas informações e, a partir das informações, a gente pautar em política pública”.
Janelas a serem abertas – Depois de três anos de uma trajetória que envolveu as etapas de levantamento de iniciativas de comunicação nas cidades mapeadas, aprofundamento das informações sobre as iniciativas listadas e a checagem e validação dos dados, o projeto contará com mais cinco eventos, organizados por coletivos que participaram do mapeamento.
“Estou muito ansioso para conseguir fazer um evento aqui dentro do território. É um sentimento de gratidão pelas trocas e a potência desse encontro que a Énois promoveu”, diz André. E é com esse sentimento, que o jovem pretende realizar um evento híbrido para celebrar, ampliar e fortalecer a incidência política do mapeamento e dos coletivos de comunicação que surgirem com o compromisso de levar informação a partir da realidade de quem vive nas bordas da cidade e, muitas vezes, está às margens dos seus direitos fundamentais.
O Mapa do Jornalismo Local é um projeto realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo com apoio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo (Promac), é apoiado pela 3Apitos, West Rock, e é patrocinado, via lei de incentivo, pela Meta, Marsh McLennan e pela MN Tecidos.