Saiba quem está fazendo o guia junto com a gente!

O diferencial da quinta edição do guia gastronômico das quebradas é a sua abrangência nacional e o foco na produção dos alimentos que chegam à nossa mesa. Construindo junto com a Énois o “Prato Firmeza: um diálogo campo e cidade” estão 10 coletivos de comunicação das cidades de Belém (PA), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Florianópolis (SC), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Para a construção do livro, os coletivos passaram por diversas formações e um acompanhamento editorial da Énois, para além do processo de apuração jornalística sobre os estabelecimentos de comida periféricos que serão apresentados. A diversidade a nível nacional do guia se faz por meio da realidade e história de cada iniciativa também. Confira:

Maré Cheia – Belém (PA)

É um que coletivo surge com as inquietações de um grupo de jovens negros e negras para atender a organizações e projetos com pautas sociais, ambientais e culturais que tenham como centro a voz e a vida do povo amazônida.

Com_Texto– Cuibá (MT)

Um coletivo de comunicação movido pela vontade de compartilhar mundos, realidades e experiências que moldam o cotidiano do povo mato-grossense.

Olhos Jornalismo – Maceió (AL)

Coletivo de mídia independente de Alagoas que busca amplificar as vidas e os fatos dos que são colocados à margem. Todo o conteúdo é baseado na tríade da defesa aos direitos humanos, pluralidade, e independência editorial.

Cumbuca – Manaus (AM) 

O coletivo é formado por jovens da cidade de Manaus preocupados em dialogar online sobre temas que violam a liberdade por meio da arte. Transformando o espaço digital mais seguro para mulheres, negros, indigenas e LGBTs.

Coletivo Tejucupapos – Recife (PE)

Grupo de jornalistas e comunicadores populares que surgiu no período da pandemia da Covid-19, a partir da Campanha Mãos Solidárias, uma iniciativa de combate à fome, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).

Agência Lume –  Rio de Janeiro (RJ)

Agência de notícias independente fundada em agosto de 2020 por moradores de Rio das Pedras, uma comunidade localizada na região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Coletivo Aruandê – Salvador (BA)

Coletivo que nasceu em 2021 com objetivo de produzir reportagens multimídia sobre justiça social, cultura, comportamento e criatividade. 

Awalé – Florianópolis (SC)

A comunidade Awalé surgiu com o propósito de ampliar o número de mulheres negras  no Marketing Digital, seja trabalhando como freelancers, internamente nas organizações ou à frente de seus próprios negócios.

Resistência Cultural Upaon Açu – Reocupa– São Luís (MA)

Reocupa é um mobilizador que conta com espaço plural e aberto para recepcionar as mais diversas manifestações artísticas culturais que objetivam democratizar a arte, a cultura e a educação por meio das perspectivas coletivas. 

Manda Notícias – São Paulo (SP)

Programa em podcast que nasceu em 2020, em formato de ZapCast, com a urgência de combater fake news e desinformação sobre a Covid-19, enviando áudios com checagem jornalística. O único podcast que chegava diariamente e gratuitamente em quase mil pessoas pelo Whatsapp.