Conheça e participe do Bafafá, mapeamento de diversidade nas redações jornalísticas
Bafafá é uma pesquisa para mapear a diversidade nas redações jornalísticas e entender o ambiente e o espaço para profissionais não brancos.
Como está o ambiente de diversidade e inclusão nas redações? É o que a pesquisa buscar saber, com base na prática e na percepção sob o ponto de vista des líderes, funcionáries e/ou prestadores de serviço. O estudo traz recortes de raça e etnia, gênero, idade, classe, região, deficiência e religião.
Contribua com a pesquisa e responda aqui o questionário.
O projeto foi vencedor do desafio no Hackathon de Diversidade no Jornalismo, realizado pela Énois, que aconteceu em março de 2020. O encontro tinha como objetivo criar soluções para a falta de representatividade, diversidade e inclusão no jornalismo. Foi realizado pela Énois em parceria com o Google News Initiative e com apoio do Insper.
No evento, um grupo diverso formado por jornalistes, recrutadoris, gestoris de RH, programadoris e jovens da rede da Énois estiveram reunidos durante um dia inteiro para pensar soluções e desenvolver práticas e/ou ferramentas para a construção de um jornalismo que se aproxime da realidade, mais respeitoso e inclusivo.
O Bafafá é feito pela Camila Silva, jornalista responsável pelo desenvolvimento de conteúdo da pesquisa, e por Luzinha Noleto, consultora responsável pelo desenvolvimento de UX da pesquisa.
Camila é brasileira, carioca, moradora de São Paulo. Jornalista há dez anos, é especialista em diversidade e inclusão, escritora, pesquisadora, produtora e cineasta com pós-graduação em Relações Internacionais, Ajuda Humanitária e Desenvolvimento pela PUC-RJ. É ativista pela causa feminista negra. Atualmente coordena o Programa de Diversidade do Nexo Jornal, é diretora de diversidade na ONG internacional Chicas Poderosas, e comentarista do programa independente “Primeira Pele Preta”, sobre racismo no esporte. Como freelancer, é comentarista nos podcasts sobre séries originais da HBO Brasil.
Luzinha é graduada em Eventos de Moda pela Anhembi Morumbi e com especialização em Events Marketing e Ux Events pela New York University. Com passagens em selos musicais, gravadoras e agenciamento artístico para grandes festivais seguiu de fornecedora para o departamento artístico de grandes agências de eventos e de lá pôde transitar em várias áreas da produção ao atendimento patrocinadores suprindo assim sua curiosidade do real funcionamento do mercado de live marketing.