14 de Maio de 2020
A subnotificação dos dados e o impacto da pandemia de coronavírus na vida da população negra, pobre e periférica
► A semana foi marcada por ações na justiça norteando as ajudas emergenciais do governo, o conhecimento de que há mais de 5 milhões de invisíveis aos auxílios e da pressão sobre o SUS, que precisa de obras urgentes.
► Jornalistas vêem demissões, redução de salário e aumento de jornada em meio à pandemia. E os impactos se estendem por toda a América Latina.
► Periferias A Ponte mostra que a falta de água continua nas periferias de São Paulo e a de resposta do governo sobre o problema também. Ações de enfrentamento à doença nas favelas para fazer o trabalho que o governo não faz são destaque na Folha, que mostra Moradores de favela no Rio fazem limpeza de ruas por conta própria e que Paraisópolis terá área para isolar moradores com sintomas leves de coronavírus, numa editoria chamada Dias Melhores. E um ensaio fotográfico mostra a resistência nas periferias: os jardins do lado de lá.
► Prisões A Ponte mostra que a segunda morte por coronavírus nas prisões ocorreu no domingo (19) em Sorocaba. A primeira foi no Rio de Janeiro. O painel do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) registra 158 presos no País com suspeita da doença e 62 casos confirmados. O Nexo traz uma análise de que o coronavírus traz à tona os problemas estruturais do sistema penitenciário.
► Norte e Nordeste Pernambuco, Ceará e Amazonas têm sido seguidos mais de perto pela cobertura nacional a partir do momento que o coronavírus pressiona mais o serviço de saúde destes estados. Estadão mostra que Posto de saúde de Manaus tem 52 profissionais afastados em uma semana por covid-19 e que em Pernambuco, onde 95% das UTIs estão lotadas, um em cada três infectados é profissional da saúde.
► Redações remotas e mais diversas O consultor de jornalismo Tom Trewinnard prevê que o homeoffice vai continuar nas redações após a crise do coronavírus e tem que favorecer a diversidade. O Poder 360 traduziu o texto do NiemanLab.
Acompanhe as últimas reportagens publicadas pela parceria da Énois com Gênero e Número, AzMina e data_labe:
Pandemia dificulta acesso a contraceptivos quando mulheres mais precisam evitar gravidez. Ginecologistas recomendam que mulheres não engravidem, mas pacientes relatam cancelamento de inserção de DIU e ONU alerta para desabastecimento de camisinhas, na revista AzMina.
Como está a saúde para pessoas trans no SUS? Sistema de saúde realizou mais de 13 mil tratamentos em 2019, mas com a pandemia, falta informação sobre a suspensão de hormônios e o adiamento de cirurgias; ambulatório referência em MG mantém atendimento clínico online. Gênero e Número
“Nem sei desse vírus, o que está me doendo é a fome”. Falta de dinheiro para comida é realidade em meio ao isolamento social decretado pelo governo do Rio de Janeiro para combater Covid-19. Do data_labe.
APOIE a gente.O mundo vai ter que se transformar. E pra fazer boas (novas) escolhas é preciso informação. Em meio a esta pandemia, você fica em casa e a gente segue apoiando o trabalho de jornalistas que apuram o impacto do coronavírus nas quebradas e a distribuição de informação checada e relevante. Fortaleça nosso trabalho pra que ele se espalhe pra cada vez mais territórios. E fique em casa.