DocCidade estreia e exalta cultura periférica de São Paulo 

Oiê, tudo bem? 

Bom, vocês já sabem: aqui é Isa, articuladora de comunidades da Énois. Venho compartilhar um pouco de como foi o lançamento do DocCidade, o documentário da Énois e A Visionária Lab sobre jornalismo periférico! 

 Primeiro, acho importante contar que o DocCidade é um projeto em captação na Énois por 10 anos. Ele foi um projeto desenvolvido para conseguirmos contar as histórias de pessoas que articulam, em seus territórios, um jornalismo diverso e que valoriza as narrativas locais. Depois de uma década, nosso documentário finalmente foi lançado, e ele  é oferecido pela Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério do Turismo, realizado com produção A Visionária e patrocínio das empresas Synergia Consultoria Urbana e Social Ltda e WestRock. 

Contamos também com apoio de pessoas físicas: Bruno Costa Lewicki, Camila Jorge Haddad, Miriam Lucia Campos Serra Domingues, Juliano Maurício de Carvalho, Fernanda Barbosa dos Santos, Catherine Balston, Harry Jethro Balston, Diego Maier Iraheta, Maycon Stahelin, Ricardo Gandour, Guilherme Cavalcanti Ramos Vasconcelos, Caio Maia, Vanessa Adachi. Também agradecemos aos parceiros da 3apitos. 

Em conversa com a Énois, Larissa Gaspar, da Incentiv.me, entidade que nos ajudou a captar recursos para a realização do DocCidade, explica como foi firmada a parceria, em 2018, para captação de recursos.” Logo no início, identificamos que a organização possuía alto potencial de engajamento com pessoas físicas e sugerimos essa opção para eles, que logo toparam o desafio. Foram dois ciclos de captação de recursos, e, aprendendo juntos, alcançamos este excelente resultado”. Além disso, Larissa expõe a alegria pelo lançamento do documentário “ após alguns adiamentos por conta da pandemia, é muito bacana ver o Cultura Jovem de Cidade ser realizada. Eu sou uma grande fã do trabalho da Énois!”, complementa.

O lançamento foi lindo! Tivemos a presença da galera que foi entrevistada, um salve para Ronaldo Matos, do Pagode da Disciplina (Jd. Miriam), Luiz Lucas, do Grajaú, Binho, do Sarau do Binho, no Taboão da Serra e Jéssica Moreira, do Quilombaque, em Perus. Esses comunicadores contaram sobre a sua luta e atuação nos territórios, mostrando que o jornalismo é fundamental para a juventude, para o combate às desigualdades e para que todos sejam ouvidos e tenham controle de suas narrativas!

“Eu me torno um eu coletivo. É como se alguém tivesse sentido uma iniciativa de registrar a história de uma pessoa que deveria ter sido invisibilidade. Não é só uma memória, uma história audiovisual, ela é biológica também”, falou Ronaldo Matos, com os olhos marejados ao perceber que sua luta estava sendo valorizada, e enquanto homem negro, sua narrativa poderia impulsionar outros jovens. Luiz Lucas, que já foi aluno de Ronaldo e guiou o documentário, comentou que “me entendi como uma pessoa ‘periferiana’ graças ao Ronaldo, Thaís, o pessoal do Desenrola e Não Me Enrola”. Esse sentimento de pertencimento e valorização da periferia, chega aos 18 anos, “eu passo de uma raiva e vergonha de pertencer a nação periférica, para ter orgulho. Também teve uma virada de chave para me entender uma pessoa preta, foi com A Visionária Lab. Sou uma pessoa jovem, no começo de uma caminhada, que tem muita coisa pela frente ainda. Espero fazer parte dessa juventude potente também, com vontade de continuar. Não vamos parar em 2022”.

A estreia do documentário ocorreu na Oficina Oswald de Andrade, na última quarta-feira (09), reunindo aproximadamente 60 pessoas. Abaixo você poderá conferir os outros locais onde teremos a exibição do filme, de forma gratuita! 

Um beijo, 

Isabela Alves – articuladora de comunidades da Énois 

6ª Exibição 

Dia 19 de novembro de 2022.

Sábado, às 17h

Local: Centro Cultural Arte em Construção.

Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo, SP – Zona Leste

7ª Exibição 

Dia 29 de novembro de 2022.

Terça-Feira, às 09h.

Local: Escola Estadual  Professor Luiz Magalhães de Araújo.

Estrada do M’Boi Mirim, 3583 – Jardim Coimbra, São Paulo – SP – Zona Sul

8ª Exibição 

26 de novembro de 2022.

Sábado, às 19h

Local: Ocupação Artística Canhoba.

R. Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus, São Paulo, SP – Zona Noroeste

9ª Exibição

30 de novembro de 2022.

Quarta-feira, às 14h30 

Local: Fábrica Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, S/N – Cohab – Jardim São Bento ou Rua Algard –  Cohab. Jardim São Bento – São Paulo, SP – Zona Sul

10ª Exibição 

01 de dezembro de 2022.

Quinta-feira, às 19h30

Local: Centro Cultural Santo Amaro

Av. João Dias – 822, São Paulo, SP  – Zona Sul