É possível captar recursos priorizando a missão das nossas organizações

Énois no Festival ABCR: confira 3 dicas de captação de recursos

Experimentar caminhos e compartilhar conhecimentos é algo que gostamos de fazer não só na área de jornalismo, mas sim em toda nossa atuação. Entre os dias 3 e 4 de julho, a Énois participou do Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o maior evento sobre o tema que acontece na América Latina, para a levar a suas vivências.

A organização foi representada pela nossa diretora de Sustentabilidade, Simone Cunha e pelo ex-gerente de Desenvolvimento Institucional e Captação de Recursos, Ivan Barbosa. Ambos apresentaram como foi o processo de estruturação da área de captação da Énois.

Simone conta que a experiência foi um aprendizado prático, assim como outras questões na organização. “Não captamos só por captar, temos um espelhamento da Énois e da equipe que querem fortalecer o jornalismo local e a democracia. É isso que faz a gente buscar recursos para viabilizar a nossa missão”, afirma. 

Este aprendizado foi compartilhado durante a palestra  “Captação no centro estratégico da gestão organizacional e de RH” e nós trazemos aqui três dicas importantes para quem se interessa pelo tema:

  1. Olhe para o futuro e para as ações que sejam focadas na missão e nos resultados de longo prazo;
  2. Cultive a confiança. Escute para que a captação se paute pelo o que precisa a equipe, os jornalistas e as organizações de jornalismo local;
  3. É preciso saber dizer não. Há muitos caminhos, parcerias, oportunidades e formas de atuar e captar, mas só vale a pena se forem passos alinhados com a missão da organização;

Quando essas ações são realizadas por uma área de captação de recursos que se estrutura em harmonia com as expectativas da organização, é possível ter mais transparência e inclusão.