Énois lança pesquisa para medir a diversidade nas redações brasileiras
Retrato do jornalismo brasileiro” abre inscrições para iniciativas jornalísticas das cinco regiões do país
Em 2023, a Énois Laboratório de Jornalismo realizará o projeto “Retrato do Jornalismo Brasileiro”. Este é um estudo representativo, que busca compreender quem produz jornalismo no país e como trabalham, bem como traçar o perfil das redações, considerando as questões de gênero, raça e social. Para isso, a Énois irá realizar uma pesquisa, que faz parte de uma série histórica de estudo e trabalho sobre o estado da diversidade no jornalismo nacional, com 100 veículos de notícias no Brasil.
As respostas obtidas serão referência para que se compreenda se há diversidade nas redações e o quão diversa são as equipes. Isso possibilitará a criação de estratégias de inclusão e promoção da diversidade no jornalismo.“A Énois tem como expectativa na realização da pesquisa “Retrato do Jornalismo Brasileiro” apresentar dados inéditos sobre a diversidade nas redações, provocar novas pesquisas e análises e, sobretudo, propor políticas públicas e lei de incentivo ao jornalismo local e diverso”, conta Angela Werdemberg, coordenadora da pesquisa.
Público-alvo: A pesquisa será de abrangência nacional,e o convite é aberto para todos os veículos de notícias, seja iniciativas de pequeno, médio e grande porte. Podem se inscrever empresas que já participaram de algum programa de formação da Énois e iniciativas que ainda não fazem parte da rede da entidade. “A Énois tem como missão impulsionar a diversidade, a representatividade e a inclusão no jornalismo brasileiro. E para buscar meios de impulsionar a diversidade, a representatividade e a inclusão precisamos conhecer os perfis dos(as) jornalistas”, reforça Angela.
Você que é jornalista ou faz parte de um veículo jornalístico pode inscrever sua redação através do link: bit.ly/retratojornalismo, até o dia 13 de março. Após o processo de inscrição, a Énois realizará o encontro de boas-vindas, para apresentar o passo a passo da pesquisa e firmar a parceria com as redações.
Para a Énois é importante o envolvimento das 100 redações na pesquisa, de modo que seja possível criar o retrato da realidade das redações e sua diversidade. “Entendemos que o perfil do(a) profissional, além da linha editorial do veículo, reflete na abordagem e na maneira como o(a) jornalista conduz uma cobertura”, ressalta Angela.
Metodologia: O projeto envolve a aplicação da pesquisa e processo formativo com objetivo de estimular o engajamento e fortalecer o apoio institucional para a prática e avanço da diversidade, tratamento e análise estatísticas, e apresentação final da pesquisa, prevista para agosto. Todo o desenvolvimento do “Retrato do Jornalismo Brasileiro” está alinhado com as diretrizes que regem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, ou seja, todas as informações cedidas têm garantido o sigilo estatístico e de tratamento de dados pessoais.
O projeto, idealizado e coordenado pela Énóis, será realizado pela Diversidade Corporativa, organização que aplica as metodologias e está certificada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) O “Retrato do Jornalismo Brasileiro” também vai criar e monitorar um comitê de aconselhamento do qual farão parte representantes das redações, assim como a equipe da Énois e do Ceert/Diversidade Corporativa. A pesquisa conta com o financiamento do Google News Initiative.