Selecionada para o Festival ABCR 2023, Énois conta a sua experiência em captação de recursos
O festival vivencia uma crescente organizações dispostas a compartilhar suas experiências na área
Em sua 15ª edição, o Festival ABCR, selecionou 45 palestras para compor a programação deste ano, a Énois Laboratório de Jornalismo foi uma das selecionadas para contribuir com o evento, que é considerado referência mundial e da América Latina quando o assunto é captação de recursos.
Para a seleção, a ABCR montou um comitê científico que levou em consideração critérios como relevância e originalidade. Neste sentido, a palestra “Captação no centro estratégico da gestão organizacional e de RH”, proposta pela Diretora de Sustentabilidade da Énois, Simone Cunha, e pelo Gerente de Captação de Recursos e Desenvolvimento Institucional, Ivan Gomes Barbosa, foi escolhida e representa o Laboratório.
“A gente vai contar a experiência da Énois na estruturação de uma área de captação de recursos. Uma organização que capta para fortalecer o jornalismo e que nos últimos quatro anos passou de R$ 500 mil para R$ 2 milhões captados. Vamos contar como a gente tem feito isso de uma forma a ampliar a participação da equipe nesse processo”, explica Simone Cunha.
A Énois capta para um ramo específico que é o jornalismo local e periférico, e essa é uma vivência importante para muitas entidades. Algumas dessas organizações jornalísticas trabalham por meio de projetos que nem sempre suprem a demanda de recursos necessária para garantir as suas permanências, realidade que não é exclusiva do jornalismo, mas de muitas iniciativas que têm atuações específicas.
“Colocar a captação de recursos no centro da estratégia de desenvolvimento institucional e gestão torna as chances de existência, perenidade e continuidade dos projetos algo possível, ainda que não seja fácil. E este é um trabalho estratégico e de longo prazo”, ressalta Ivan Gomes Barbosa.
Conferência – O festival acontece nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo, e este ano, a associação chama atenção para as pessoas que irão palestrar no evento. Elas são de 13 estados brasileiros, com foco em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. E 60% dessas pessoas são mulheres, cenário que contribui para a construção de um festival mais diverso em relação a gênero e território.
O Festival ABCR 2023 também vai colocar no centro do debate temas como neurociência, inteligência artificial, gamificação, criptomoedas, inovação aberta e Smart Social Investment. Ainda, outros temas essenciais como monitoramento de projetos, técnicas de captação e até saúde mental.
A programação de palestras do Festival ABCR 2023 completa você pode conferir no site da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Para fazer a inscrição, acesse a conferência na plataforma do Sympla.