Énois prorroga o prazo de inscrição da  pesquisa Retrato do Jornalismo Brasileiro 

Projeto financiado pelo Google News Initiative realizará pesquisa sobre a diversidade no jornalismo brasileiro 

O prazo para as redações de todo o Brasil se inscreverem na pesquisa Retrato do Jornalismo Brasileiro foi prorrogado para até o dia 18 de abril, por meio do link: bit.ly/retratojornalismo. Essa é a primeira etapa da pesquisa, em seguida, as equipes das redações irão responder às perguntas do estudo. Além disso, jornalistas e gestores participarão do processo formativo do estudo.

A pesquisa é uma ferramenta importante para diagnosticar se existe diversidade nas redações e traçar o perfil do jornalismo brasileiro. Esse estudo  é inédito e visa contribuir na construção de mais políticas de igualdade e inclusão nas redações, de financiamento público para jornalismo local e na elaboração e reformulação de programas e projetos da Énois. 

Os dados coletados pela pesquisa também servirão de base para orientar novos estudos sobre o jornalismo no Brasil. A pesquisa busca alcançar 100 redações de diversos territórios e tamanhos variados.

Percurso metodológico – O projeto envolve a aplicação da pesquisa e processo formativo com objetivo de estimular o engajamento e fortalecer o apoio institucional para a prática e avanço da diversidade. Para isso, teremos os seguintes passos:

1- Inscrição das redações interessadas em participar da pesquisa.

2- Encontro de boas-vindas, para apresentar o passo a passo da pesquisa e firmar a parceria com as redações.

3- Criação do comitê de aconselhamento com representação da Énois, Ceert/Diversidade Corporativa, Ajor e representação das redações.

4- Fornecimento de dados administrativos de todas(os) as(os) funcionárias(os) das redações. Esses dados são necessários para gerar chave de acesso individual ao formulário da pesquisa. Todas as informações  são sigilosas, criptografadas e não há identificação dos profissionais.

5- Preenchimento do formulário de pesquisa. Todas(os) as(os) funcionárias(os) das iniciativas jornalísticas irão responder ao formulário. 

6- Formações. Cada redação indicará dois representantes para participar de duas formações, com duração média de 1h30min.

7- Análise dos dados coletados. 

8- Devolutiva da pesquisa. 

A participação de todas(os) as(os) funcionárias(os) das redações é fundamental para identificar qual o cenário das redações brasileiras. Cada profissional investirá em média seis minutos para responder o formulário, que será disponibilizado através de link/ QR Code da pesquisa, que poderá ser respondido pelo celular, e a chave de acesso, gerada a partir dos dados administrativos.
O Retrato do Jornalismo Brasileiro é uma iniciativa coordenada pela Énois, com parceria institucional da Ajor, realizada pela Diversidade Corporativa, organização que aplica as metodologias e está certificada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e patrocinada pelo Google News Initiative.