Invista parte do seu Imposto de Renda na Énois!

Sempre que uma grande tragédia acontece no Brasil, as pessoas se mobilizam e se organizam para ajudar as comunidades atingidas – seja com dinheiro, comida, roupas. A gente viu isso acontecer no desastre de Mariana, no desabamento do prédio no Largo Paissandú e nas queimadas do Pantanal e da Amazônia. E, durante a pandemia, a nossa cultura de doação se mostrou ainda mais importante e fortalecida. 

Como destacou o Anderson Meneses, cofundador da Agência Mural, em sua coluna na Folha no começo do mês, esse ano foram realizadas 543 mil doações, entre pessoas jurídicas (95%) e pessoas físicas (5%). Segundo o Monitor de Doações, lançado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), foram mais de R$ 6,5 bilhões em doações entre março e outubro. 

A coluna do Anderson fala sobre doações para o jornalismo e ecoa um tema que a gente tem discutido por aqui: como financiar e garantir a existência de um jornalismo mais plural? Nós falamos sobre isso nas últimas duas Diversas (aqui e aqui). 

Entre essas estratégias, existe uma que permite a doação do imposto de renda por pessoas físicas, indivíduos, cidadãos: você. Para isso, só tem um pré-requisito: fazer a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo.

Não importa se você vai pagar ou restituir, o dinheiro desse imposto pode ser usado para financiar o jornalismo mais representativo. É o seu caso? 

Então acompanha aqui como doar com seu Imposto de Renda, adiantando seu imposto:

  1. Como ainda é cedo para fazer a declaração, você vai fazer uma simulação do imposto que vai pagar e o quanto pode ser destinado ao projeto, por meio dessa calculadora – precisamos que você baixe o arquivo de Excel e preencha do seu próprio computador ou celular, ok? Atenção: só 6% do que você vai pagar de imposto é direcionado para a Énois, tá? Esse valor vai ser lançado na sua declaração (em 2021) como uma despesa de doação, e será abatido ou restituído do seu Imposto de Renda pela Receita Federal. 
  2. Você vai adiantar o imposto para a Énois por meio da Incentiv.me, uma plataforma que apoia doações de pessoas físicas. O pagamento pode ser pelo cartão ou boleto. CLIQUE AQUI PARA DOAR.
  3. A Incentiv.me vai depositar o valor na conta do projeto da Énois. Toda a parte burocrática fica com eles. Você só precisa realizar o incentivo via plataforma e receberá o Recibo de Mecenato diretamente no seu email.
  4. Não dá pra deixar para o ano que vem. Para os incentivos feitos pela ferramenta de doação automatizada da Incentiv.me, a data limite é 21/12.
  5. Se tiver dúvidas, grite aqui. O apoio da Incentiv é justamente porque esse trâmite não é simples. Então, se ainda ficar com qualquer dúvida, clique aqui e mande um zap pra Larissa, da Incentiv, que ela pode tirar as dúvidas e te ajudar a nos apoiar.

É importante dizer que esse apoio via Imposto de Renda só é possível porque temos projetos aprovados em leis de incentivo fiscal. Como é o caso do projeto Cultura Jovem de Cidade, no qual a Énois vai mapear as iniciativas jornalísticas locais e das periferias do estado de São Paulo e produzir um documentário sobre os desertos de notícias, potências e dificuldades de se informar a população a partir dos territórios

O Brasil é reconhecido por ter uma das maiores cargas tributárias do mundo. 34% de toda a nossa renda anual é destinada somente para o pagamento de imposto. Entre as 30 nações globais que mais pagam imposto no mundo, somos o país com o menor retorno do investimento. Isso é o que aponta a IRBES, uma pesquisa global que ranqueia a média do imposto investido em benefícios para a população, como saúde, educação, cultura, esporte e etc. 

Usar o imposto para apoiar projetos culturais é seu direito. E investir na gente contribui para fortalecer a representatividade no jornalismo e a própria democracia. Pode não ser fácil, nem divertido, mas é um passo importante em desenvolver uma cultura de doação, de construção social cidadã. Entre nessa. 

Ainda não entendeu bem como rola essa doação de imposto de renda? Se liga nas perguntas frequentes que a Incentiv.me, plataforma parceira da Énois, respondeu pra você.

Skip to content