Jornalismo Local

 

Faça jornalismo na sua quebrada

 

Mais de 70 milhões de pessoas vivem em locais sem acesso a nenhum meio noticioso*, o que impacta diretamente no desenvolvimento das comunidades e, em escala maior, da democracia. Afim de diminuir esses desertos de notícia e privilegiar a atuação de quem está produzindo jornalismo a partir do seu território, o eixo de Jornalismo Local foi criado na nova estrutura da Énois.

O eixo trabalha em 3 frentes: 1. formação voltada para as necessidades dos jornalistas e suas comunidades, 2. ponte para conexão entre jornalistas locais e redações e 3. distribuição de recursos financeiros para projetos de comunicação local. A Redação Aberta é um dos projetos do percurso formativo. Por meio de encontros mensais, os jornalistas e comunicadores discutem questões, compartilham recursos, conhecimentos e técnicas para relatar e investigar histórias em seus territórios.

Fortalecendo e fomentando o jornalismo nas periferias, favelas e comunidades do Brasil, o Jornalismo Local propõe-se a contribuir para um jornalismo mais democrático e acessível.

*(fonte: Atlas da Notícia)

Nina Weingrill

Coordenadora

Simone Freire

Líder

Gloria Maria

Residente

Sanara Santos

Residente