29 de agosto de 2023
” Os relacionamentos de uma organização são construídos principalmente em rede. O contato com outros atores sociais deve ser feito por meio de pesquisas ativas, participação de eventos relacionados com a sua organização e reuniões corporativas.”
Elaine Silva, fundadora do Black Adnet
Você sabia que o futuro da sua organização é a ampliação da sustentabilidade financeira? Começar a pensar primeiro em captação de recursos, no entanto, pode ser o pior caminho. A principal dica para uma gestão é: começar pelo básico a exemplo de um planejamento estratégico organizacional.
Os recursos que sustentarão a organização são, de fato, importantes, mas para começar a arrecadar, a organização precisa definir alguns parâmetros institucionais que vão orientar a definição dos projetos e consequentemente de seus produtos. O objetivo é que estes dois pontos estejam alinhados com os objetivos de curto, médio e longo prazo da instituição.
As diretrizes institucionais (missão, visão e valores, além de políticas internas e externas e regularizações processuais) são extremamente importantes. Percorrer o trajeto de organizar primeiro e captar depois, irá ajudar a responder algumas questões de base para definir o que você irá oferecer, como e quem são as pessoas que farão isso.
Cabe sobretudo ao/a responsável pela captação construir ou delegar a criação de um mídia kit ou uma apresentação institucional da organização que reúna as principais informações acerca dos projetos e produtos da organização. É sempre bom ter em mente que esse material deve ser adaptável, de acordo com os anseios da organização a qual pretende se relacionar.
Networking – Os relacionamentos de uma organização são construídos principalmente em rede. O contato com outros atores sociais deve ser feito por meio de pesquisas ativas, participação de eventos relacionados com a sua organização e reuniões corporativas. São nesses encontros e momentos que as sinergias são angariadas. Por esse motivo é tão importante ter um material minimamente preparado com o seu “cardápio de serviços” e/ou produtos.
Apesar de parecer fácil, esse processo demanda tempo e paciência. Ter uma cartela de clientes é um dos primeiros passos para a captação, mas chamar a atenção e mantê-los fidelizados a sua organização são os desafios que se apresentam como mais contundentes a longo prazo.
Quer saber mais sobre Diversidade de Receita, Sustentabilidade Financeira e Captação de Recursos? Assista uma de nossas palestras para alguns parceiros a respeito do assunto.
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