Nota de Repúdio

A Énois Laboratório de Jornalismo e idealizadora do programa Prato Firmeza vem a público manifestar seu repúdio ao comportamento xenofóbico e preconceituoso protagonizado por Ana Maria Braga e Thiago Oliveira durante o programa Mais Você exibido no último dia 27 de abril ao provarem o Ugali, um prato queniano feito à pedido do programa pelo chef Sam do Mama África Labonne Bouffe.

A culinária africana serviu como base para a construção do cardápio brasileiro e está presente na feijoada, no acarajé, no frango com quiabo e no uso da batata doce, por exemplo. Representa a conexão  dos povos e suas ancestralidades, como contam os empreendedores negros ouvidos no Prato Firmeza Preto, lançado pela Énois, Agência Mural, Vozes das Periferias, Alma Preta e Preto Império, em parceria com a Feira Preta em 2020. Sabemos que cozinhar comida africana em um País como o Brasil, que valoriza muito mais a cultura europeia, é um ato de resistência. Por isso, declaramos nosso total apoio ao trabalho do Chef Sam que representa dezenas de empreendedores negros que, com seus pratos carregados de ancestralidade, furaram a bolha e são referências gastronômicas em ambientes predominantemente brancos. 

Para conhecer o trabalho dele e de outros chefs que priorizam a culinária africana em seus trabalhos, baixe o guia Prato Firmeza Preto no site https://pratofirmeza.com.br/

Skip to content