O jornalismo deve buscar solução
Diversa
O jornalismo deve buscar solução
14 de Maio de 2020
Para além dos relatos e esmiuçamento das tragédias causadas pela Covid-19, é papel da imprensa questionar e manter a agenda de fiscalização
NO RADAR
Política
► Em três meses, desinformação sobre Covid-19 foi de cura milagrosa à politização do isolamento, viu o Aos Fatos a partir da análise das fake news checadas desde o início da quarentena.
Dados
► Médicos da Rocinha têm levantamento de casos de coronavírus acima do informado pela prefeitura: são 13 a mais que as 9 oficiais, mostra a Folha. Os dados da comunidade são compilados com base em planilhas da vigilância sanitária, pesquisas no sistema de exames e moradores.
► A Piauí mostra com dados como o coronavírus se espalha pelo país e ruma ao interior. Na maior parte do país, a doença ainda está em fase inicial.
Amazônia
► O Amazonas e como um sistema de saúde colapsa foi tema do Café da Manhã, podcast da Folha com relato do repórter Fabiano Maisonnave e da médica sanitarista Adele Benzaken, que atua na Fundação de Medicina Tropical de Manaus.
Pessoas com deficiência
► A OMS aponta que as pessoas com deficiência estão mais expostas ao coronavírus por precisarem de cuidado e apoio para locomoção e o G1 trouxe 4 relatos sobre a rotina de pessoas com deficiência e o depoimento de um médico paraplérgico que trabalha na linha de frente da Covid-19 no Ceará.
Raça
► A ponte contextualiza por que o coronavírus prejudica mais a população negra.
► O Jornal Diáspora Negra listou 22 cursos de História e Cultura africana e afro-brasileira para estudar em casa.
► MarieClaire traz uma reportagem com as diretoras de sucesso da Globo, todas brancas como pontua Etienne du Jardin, da Somos B. Já refletiram sobre a hegemonia do termo MULHER representar as mulheres brancas? Questiona a diretora Juliana Vicente.
Criança
► A revista infantil de domingo do New York Times lembrou às crianças que não estão sozinhas no isolamento e as trouxe para a edição, uma mudança que vai ficar no pós quarentena, disse a editora ao NiemanLab: “Teremos menos explicações e análises e mais reflexões e escuta do maior número de experiências possível e deixaremos a conversa ser guiada pelas crianças e leitores.”
Gestão de equipe
► A equipe do POLITICO fez uma newsletter infantil voltada para os filhos de quem trabalha lá, a polit-kids. Tem mini-versão de reportagem, leituras guiadas, páginas para colorir, receitas, piadas e uma sessão de entrevistas com as crianças. É para o público interno e em inglês, mas dá para assinar.
Sustentabilidade finaceira
► Folha divulga que teve segundo mês de recorde de audiência. E Estadão, Editora Globo, Valor, Conde Nast, Rede TV e Abril estão reduzindo salários e demitindo, diz o Sindicato dos Jornalistas de SP.