O jornalismo local pode conseguir recursos. A questão é: como?

Diversa

O jornalismo local pode conseguir recursos. A questão é: como?

 

02 de novembro de 2023

 

Oiê, tudo bem? Aqui é Isa, articuladora de comunidades da Énois! 

Não apareço muito na Diversa, mas sabia que sou eu e Helena, nossa coordenadora de comunicação, que fazemos a pauta e disparamos para vocês? E, dessa vez, fizemos nossa newsletter com Natalia Molano, Adida de Imprensa do Consulado dos EUA em São Paulo. Isso porque, em setembro, realizamos o TechCamp Belém, um encontro de três dias com 59 iniciativas de comunicação de todo Brasil para pensar com mentorias brasileiras e estrangeiras novas formas de se fazer um jornalismo diverso, local e sustentável. 

O TechCamp é uma metodologia construída por uma equipe diversa dos Estados Unidos, que anualmente é aplicada em países parceiros por meio de organizações sem fins lucrativos e os Consulados. Você pode conferir mais sobre as edições anteriores clicando aqui

A experiência do evento ainda está em nós, ecoando reflexões sobre como podemos cada vez mais acolher a nossa Rede Énois e pensar no futuro, juntos e juntas. O papo com a Nat trouxe algumas ideias de como estar mais próximo do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos, e aproveitar essa proximidade para conseguir financiamento para os veículos. 

Isa: Qual é o papel da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil?

Natália: Um dos papéis da embaixada dos EUA no Brasil é fortalecer a democracia, a partir, por exemplo, do combate à desinformação. Mas, sabemos que é impossível acabar com a desinformação, então nós focamos em projetos e programas que são mais objetivos: educação midiática, apoio a organizações de jornalismo, aos profissionais jornalistas com capacitações de jornalismo investigativo. Achamos que o jornalismo é muito importante para a democracia. Tem a ver com o engajamento do cidadão, essa é a parte estratégica do governo americano aqui no Brasil. 

Isa: Para você, como o TechCamp apoia o jornalismo local?

Natália: Os desafios do jornalismo são globais. Esses desafios que o programa TechCamp se propõe a discutir são globais. Mas, os veículos independentes e pequenos têm dificuldades para captar recursos. Achamos que os veículos independentes precisam de uma atenção especial para discutir esses desafios, e por isso nasceu o TechCamp que nos permitiu trazer muitos participantes semelhantes, juntar eles, e trazer essa conversa que aconteceu hoje dos desafios. 

O que você sentiu ao participar do TechCamp Belém?

Natália: Para mim, as atividades, as discussões, os desafios são a parte mais valiosa pra gente. Ficamos no Consulado em São Paulo, ou na Embaixada em Brasília, e não temos esse contato direto com os jornalistas fora das capitais. Ter essa parceria com a Énois é valiosa para gente, para podermos ouvir esses desafios, que é uma oportunidade que a gente não tem.  Também é importante para informar as lideranças em Washington DC (EUA) sobre os desafios, nós somos como ouvintes, entendemos a realidades locais e essa escuta e forma os tipos de políticas e impacto para os países. Esse processo é lento, mas acontece. E eles incorporam essas informações nas políticas de governo. 

Isa: Como os veículos podem conseguir recursos com os Estados Unidos?

Natália: Para receber um financiamento dos editais, é necessário ficar de olho no site global, mas também no site da Embaixada. Pensar sempre na audiência que irá ler a proposta, se vão enviar uma proposta para o governo americano, pode ser via Embaixada ou outra agência que fica em Washington DC. Para nós, queremos que o projeto tenha alguma conexão com alguma ação com os Estados Unidos, precisamos que esse projeto tenha alguma conexão com os Estados Unidos, é nosso objetivo que tenha uma missão entre os dois países. 

Curtiu a prosa? Esperamos que sim.

De cá, sabemos que elaborar um projeto pode ser difícil. Por isso, segue aqui o Manual de Escrita de Projetos da Énois, elaborado pela nossa diretora de sustentabilidade, Simone Cunha.

Enorme abraço, 

Isa

Um salve e muito obrigada a todas as apoiadoras e todos os apoiadores da Énois ♥

Ana Luiza Gaspar, Alessandro Junior, Amanda Rahra, Andrei Rossetto, Angela Klinke, Anna Penido, Alexandre Ribeiro, Bernardo de Almeida, Camila Haddad, Carolina Arantes, Claudia Weingrill, Danielle Bidóia, Daniela Carrete, Danielle Bidóia, Danilo Prates, Darryl Holliday, Evelyn Dias, Felipe Grandin, Fernanda Miranda, Fernando Valery, Flavia Menani, Fred Di Giacomo, Frederico Bortolato, Gabriel Araújo, Giuliana Tatini, Guilherme Silva, Gilberto Vieira, Harry Backlund, Iano Flávio, Juliana Siqueira, Júnia Puglia,Kelayne Santos, Larissa Brainer, Larissa Sales, Luciana Stein, Marina Dayrel, Maire da Silva, Mauricio Morato, Natalia Barbosa, Nataly Simon, Patrícia Grosso, Patty Durães, Rodrigo Alves, Rafael Wild, Renata Assumpção, Ricardo Feliz Okamoto, Susu Jou, Tatiana Cobbett, Thais Folego, Vanessa Adachi, Vinícius Cordeiro e Vitor Abud. Se você quer ver seu nome aqui, basta se tornar nossa apoiadora ou apoiador: bit.ly/enoisapoie

FacebookInstagramInstagram