Oficinas e bolsas para Rede Énois marcam participação no evento
A Énois facilitou uma oficina sobre jornalismo inclusivo para lideranças de iniciativas jornalísticas
Como de costume na parceria das organizações, entre os dias 29 de junho e 2 de julho deste ano, a Énois participou do 18º congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Nesta edição, o laboratório mediou uma oficina sobre jornalismo inclusivo com foco em lideranças de iniciativas jornalísticas e levou integrantes da sua rede para conferir o evento.
Responsável pela oficina, Sanara Santos, que é coordenadora de Formação da Énois, comenta que construiu o momento pautado no que as redações já praticam no dia a dia. “Falar de diversidade é fácil. O desafio é identificar as práticas inclusivas e sistematizar, e nós evidenciamos esses dois pontos”, explica. A coordenadora de Comunidades, Isabela Alves, também mediou a oficina..
A metodologia da formação teve como fio condutor o uso da Caixa de Ferramentas da Énois, que tem ferramentas jornalísticas voltadas para a gestão, cultura e os produtos da área. Durante o encontro, as organizações foram divididas em grupos direcionados a pontuar cinco práticas de inclusão da rotina de trabalho.
Para Leandro Becker, editor da Agência Lupa, foi uma grande oportunidade de aprender caminhos práticos de inclusão. “A oficina foi necessária para aprendermos sobre caminhos práticos de como incorporar a diversidade e a inclusão na estratégia e no dia a dia da empresa. Me fez refletir o quão necessário é transformar esses temas em prioridade para construir um lugar mais feliz e justo para trabalhar”, conta.
As iniciativas apontaram pelo menos uma prática de inclusão e fizeram o mapeamento das dificuldades para a sua garantia dentro dos espaços em que trabalham. Foram construídas duas sistematizações que serão transformadas em breve em ferramentas para a Caixa de Ferramentas da Énois.
Rede Énois
Gabriel Veras, da Escola de Jornalismo Abaré (Manaus-AM), e Cecilia Amorim, do site Carta Amazônia (Belém-PR) fazem parte da Rede Énois e foram contemplados com bolsas para participarem do congresso da Abraji. As bolsas foram disponibilizadas em uma parceria da associação com a área de Comunidades.
Para Isabela Alves, coordenadora da área, levar a Rede Énois ao congresso foi perceber o quanto é necessária a presença de jornalistas diversos em espaços de discussão e disputa de poder.
“Foi bonito ver nossos bolsistas conhecendo novas pessoas, podendo criar laços e tendo a oportunidade de trocar sobre suas vivências no jornalismo. Agora, é pensar junto a Abraji em como o congresso pode cada vez mais abraçar e centralizar narrativas que antes eram marginalizadas”.
Você pode conferir os depoimentos de Gabriel e Cecilia sobre como foi participar do congresso aqui: