Oficinas Jornalismo e Periferias acontecem em 4 capitais
As oficinas Jornalismo e Periferias acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte entre agosto e outubro.
O projeto é uma iniciativa da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com objetivo de compartilhar técnicas e ferramentas de jornalismo para fortalecer o trabalho de reportagem nas periferias e áreas de maior vulnerabilidade, baixa renda e desassistidas pelo Estado.
O curso é gratuito, com três dias de duração e será realizado presencialmente nas respectivas datas e cidades:
02/08 a 04/08 – São Paulo
23/08 a 25/08 – Rio de Janeiro
04/10 a 06/10 – Recife
25/10 a 27/10 – Belo Horizonte
São 20 vagas para cada oficina, sendo 2 vagas por coletivo. O curso vai passar pelos seguintes temas: fundamentos do jornalismo, jornalismo de dados, lei de acesso à informação (LAI), segurança do jornalista, como cobrir violações de direito e como desenhar um projeto.
Os selecionados também terão acesso gratuito ao curso online de gestão, oferecido em parceria com o IGesc (Instituto de Gestão para Entidades da Sociedade Civil), ligado à FIA. Com a bagagem de 75 edições, que treinaram mais de 800 organizações, o curso funciona como um MBA compacto de 150 horas. Inclui matérias como captação de recursos, gestão financeira, marketing e estratégia, ministradas por ex-alunos da FIA, e conta com o apoio de consultores sociais que acompanham as organizações ao longo do curso e durante o desenvolvimento do projeto final. Essa etapa do programa será realizada de agosto a novembro de 2019.
A Énois é responsável por coordenar o projeto, em parceria com organizações locais: Periferia em Movimento (São Paulo), DataLabe (Rio de Janeiro), Oficina de Imagens (Belo Horizonte) e Marco Zero (Recife). Os endereços dos encontros ainda serão confirmados. O programa Jornalismo e Periferias tem o apoio do Google News Initiative.
As inscrições foram encerradas no dia 23/06/19. Os selecionados serão contatados por e-mail a partir do dia 24/07/19.