Title image

Podcasts

Você pode conferir a Énois no fone de ouvido! Sim, temos uma série de podcasts e conteúdos em áudio realizados através de nossos projetos. Dá uma olhadinha:

CORRUPCAST 

 

O Corrupcast é uma série de podcast feita pelos alunos da Escola de Jornalismo da Énois, da turma de 2019. A série foi desenvolvida com a coordenação da jornalista Gisele Brito e conta como a corrupção dos cartéis da CPTM e do Metrô afeta a vida da população de São Paulo. As gravações aconteceram nos estúdios da CBN, em São Paulo.

 

PRATO FIRMEZA – AUDIOLIVRO

 

No Prato Firmeza Vol.2, resolvemos construir um audiolivro que foi gravado pela turma de 2017 da Escola de Jornalismo! A gravação foi feita em parceria com a Fábrica Amarela, e você tem acesso ao canal através do link abaixo!

 

 

PRATO FIRMEZA PRETO 

 

O podcast Prato Firmeza Preto nasceu em 2020 e é uma produção em parceria com a Feira Preta. Aqui você irá imergir em 5 episódios sobre gastronomia afrocentrada. Ouça em:





Antes de criarmos o podcast do Prato Firmeza, o projeto foi assunto de outras produções em áudio. Ouça: 

Marcha e Shai – Clique aqui para escutar 

Sobre o episódio: O podcast Marcha e Shai tem como proposta mostrar o lugar do restaurante que todos temos curiosidade: a cozinha! Com uma série de entrevistas, buscam ilustrar o dia a dia de quem constrói a gastronomia: cozinheiros, sommeliers, produtores ou apenas apreciadores de comida. No episódio com Prato Firmeza, o Guilherme Petro, editor chefe do projeto, conta um pouco da história do primeiro guia gastronômico da cidade.

Refogado – Cliquei aqui para escutar 

Sobre o episódio: Comidas de Resistência, resgata a territorialidade e acidez de Milton Santos, grande militante negro da geografia, com a nova proposta de cozinha e guia gastronômico do Prato Firmeza. Nath Triveloni sai do “facultês”, como dizia o pensador, e se debruça na Feijoada da Nega, um dos empreendimentos culinários presentes no Prato Firmeza. 

Minestrone – Clique aqui para escutar

Sobre o episódio: A sopa italiana Minestrone adentra o universo do Prato Firmeza, em uma entrevista envolvente e muito interessante com Guilherme Petro, editor chefe do projeto. A culinária italiana se propõe a  conhecer um pouco das periferias de São Paulo e acrescentar ingredientes diversos em sua sopa!

 

REDAÇÃO ABERTA

 

Redação Aberta é um espaço de oficinas onde jornalistas e cidadãos se reúnem para discutir questões, compartilhar recursos e conhecimento e aprender a relatar e investigar histórias em seus territórios. A iniciativa é uma parceria da Énois Agência de Jornalismo e do City Bureau. Antes da pandemia, os encontros aconteciam presencialmente e eram todos gravados. As oficinas e rodas de conversa gravadas e você pode escutar tanto no formato podcast, quando assistir o vídeo no youtube! Para acessar todas as edições do Redação Aberta, clique aqui

FacebookInstagramInstagram

Skip to content