Prato Firmeza: Énois busca coletivos de comunicação em diversas cidades
O foco da seleção são coletivos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador
A Énois está caminhando para mais uma edição do Prato Firmeza – O Guia Gastronômico das Quebradas, que tem mapeado e contado as histórias de restaurantes das periferias e favelas do Brasil. Agora, o programa irá pautar a temática da alimentação relacionada à relação entre campo e cidade e coletivos de comunicação podem se inscrever para a produção de conteúdo neste sentido até o dia 28 de maio.
Os coletivos devem ter atuação na área de comunicação e estarem localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A proposta é produzir conteúdo em diversos formatos sobre restaurantes e estabelecimentos alimentícios que tenham fornecedores do campo. Como é o caso da agricultura familiar, do extrativismo, da pesca artesanal e etc.
Para inscrever seu coletivo, acesse: https://bit.ly/pf5inscrições
Os selecionados precisarão produzir:
4 textos jornalísticos e fotos sobre restaurantes periféricos que têm relação e/ou trabalham com fornecedores do campo;
1 episódio de podcast sobre uma pessoa fornecedora de um dos restaurantes;
1 vídeo mostrando o bastidor da apuração;
1 encontro sobre alimentação e a relação entre campo e cidade, com uma turma de escola pública;
Os coletivos selecionados serão remunerados para a produção com o valor de R$9.800, sendo paga a primeira parte após a assinatura do contrato com a Énois, e a segunda no encerramento das produções.
É preciso ter disponibilidade para participar de formações para aperfeiçoarem as produções.
02/06 – Encontro de chegada
05/06 – Formação sobre a relação entre comida, identidade, cultura e afeto
07/06 – Como construir um Mapa Afetivo (metodologia de produção de reportagens)
08/06 – Como escrever sobre a comida
09/06 – Organização das quatro pautas para a produção de conteúdo
Todos os encontros acontecerão online sempre das 14h às 16h, de acordo com o horário de Brasília. É indispensável a presença de ao menos uma pessoa do coletivo.
Após esse período, os coletivos se encontrarão com a Énois uma vez por semana. Sempre nas quartas-feiras, das 14h às 16h, também de acordo com o horário de Brasília, até o dia 30 de agosto. Ou seja, serão aproximadamente dois meses e meio de trabalho.
As produções farão parte de um projeto da Énois feito via Lei de Incentivo à Cultura, conhecida anteriormente como Lei Rouanet, e os patrocinadores são Atacadão e Carrefour. A Lei de Incentivo à Cultura atua com recursos de impostos devidos, ou seja, dinheiro de imposto de todas nós direcionado para financiar projetos culturais no Brasil.