Title image

O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento e intercâmbio entre redações e repórteres com foco em produção diversa e representativa, realizado pela Énois com apoio do Google News Initiative.

A partir de outubro de 2020, 10 jornalistas de perfil diverso vão trabalhar em uma das 10 redações participantes do programa, todas online de fora das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para expandir a discussão, o treinamento e a integração para além deste eixo.

Durante a seleção, recebemos a candidatura de 41 redações de todas as regiões do País, presentes em 16 estados e atuantes em 29 municípios diferentes. Foram mais de 200 repórteres inscritos, de 21 estados diferentes.  

As redações selecionadas são: Agência Saiba Mais (RN), BHAZ (MG), Congresso em Foco (DF), Diário do Nordeste (CE), ES Hoje (ES), Marco Zero Conteúdo (PE), Nonada – Jornalismo de Travessia (RS), O Povo (CE), Plural (PR) e Sul21 (RS). São veículos de diferentes perfis, dispostos a discutir a diversidade de uma maneira mais profunda e abrangente. (Confira mais detalhes abaixo)

O foco é ajudar a fortalecer a diversidade nas redações a partir da inclusão de repórteres com perfil diverso para ampliar a cobertura racializada, de desigualdades sociais, imigração, gênero, religião e outros vieses pouco abordados. Os 10 repórteres participantes recebem um salário mensal de R$ 2,5 mil por um ano e atuam diretamente ligados às redações locais, cobrindo áreas e pautas abrangentes, não focados em assuntos relacionados a identidade e causas que representa.

Repórteres e editoras-mentoras passam por formações mensais, algumas em conjunto e outras separadamente, sobre estruturas sociais, linguagens e estereótipos, equilíbrio emocional e espaços de cuidado na redação, técnicas de apuração e jornalismo de dados local, escuta da comunidade e medição de impacto.

O programa tem duas camadas fundamentais 1) a coleta de dados para medir de forma concreta as mudanças que a diversidade traz em engajamento e sustentabilidade 2) o cuidado e a escuta para que a diversidade transforme processos da redação e gere efetivamente inclusão. A ideia é promover diálogo a partir das diferenças, trazendo conhecimento e práticas para que as redações repensem estruturas e incorporem a diversidade como estratégia e cultura. 

A equipe da Énois que toca o programa é Jamile Santana (coordenadora), Mel Oyá (residente) e Simone Cunha (diretora), do eixo de Estrutura Jornalística.

Conselheires

André Santana é jornalista, mestre em Estudo de Linguagens, professor da UNEB e UCSal, co fundador do Instituto Mídia Étnica, editor do portal Correio Nagô e colunista do UOL Notícias.

Fabiana Moraes é jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Autora de cinco livros, entre eles O Nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial)

Ítala Herta é consultora e empreendedora social graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UNIFACS/LAUREATE.

Kevin Douglas Grant, vice presidente de Iniciativas Estratégicas do Report for America, um projeto dos EUA que subsidia jornalistas diversos em redações locais para cobrir temas e assuntos descobertos.

Conheça as redações e equipes

Agência Saiba Mais, de Natal (RN)


Iano Flávio Maia, editor-mentor


Rose Serafim, repórter

BHAZ, de Belo Horizonte (MG)


Thiago Ricci, editor-mentor


Jordania Laisi Martins Andrade, repórter

Congresso em Foco, de Brasília (DF)


João Frey, editor-mentor

Thais Ellen da Silva Rodrigues, repórter

Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE)


Dahiana dos Santos Araújo, editora-mentora


Natali Carvalho, repórter

ES Hoje, de Vitória (ES)


Thais Rossi, editora-mentora


Gabryella Garcia, repórter

Marco Zero Conteúdo, de Recife (PE)


Laércio Portela, editor-mentor

Kleber Nunes, repórter

Nonada – Jornalismo Travessia, de Porto Alegre (RS)


Thais Seganfredo, editora-mentora


Esther Caetano, repórter

O Povo, de Fortaleza (CE)


Erico Firmo, editor-mentor


Alice Souza da Silva, repórter

Plural, de Curitiba (PR)


Rosiane Freitas, editora-mentora


Gabriella Soares, repórter 

Sul21, de Porto Alegre (RS)


Ana Ávila, editora-mentora


Andressa Marques, repórter

FacebookInstagramInstagram