Title image

Diversidade nas Redações

Programa Diversidade nas Redações

O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento voltado a fortalecer a diversidade no jornalismo local, por meio de formação direcionada para a gestão e financiamento de organizações jornalísticas nos territórios fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, o programa realiza intercâmbio entre redações e repórteres com foco na produção diversa e representativa. 

Na proposta pedagógica do treinamento, repórteres e gestores passam por formações mensais sobre planejamento, gestão e captação de recursos; estruturas sociais, linguagens e estereótipos; equilíbrio emocional e espaços de cuidado na redação; técnicas de apuração e jornalismo de dados local; distribuição, escuta da comunidade e medição de impacto.

Em 2022, o programa realiza sua segunda edição, nas redações das regiões Norte e Centro-Oeste, com o patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), a Embaixada e Consulado dos  Estados Unidos e o Google News Initiative. A primeira edição do Diversidade nas Redações foi realizada em 2020, com apoio do Google News Initiative, contemplando as empresas jornalísticas  das regiões Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A cada edição, o programa recebeu a candidatura de mais de 40 redações locais.  

Juntas, as duas edições investem mais de R$ 200 mil no fortalecimento de 20 organizações locais e na inclusão de 20 jornalistas de perfil diverso, para ampliar a cobertura racializada, de desigualdades sociais, gênero, religião e outros vieses pouco abordados e aumentar a diversidade de pessoas nas redações jornalísticas.Foram produzidas mais de 900 reportagens durante a primeira edição do programa, distribuídas localmente nos territórios das redações participantes.

 

Caminhos percorridos 

A cada edição, o Diversidade nas  Redações trabalha com objetivo e metodologia específica para apoiar as redações locais na gestão e na produção jornalística, respeitando a missão do programa.

O Diversidade nas Redações 2020, treinou 10 repórteres, editores e editoras de diferentes regiões do país a fim de construir mudanças que tornassem as redações mais representativas na produção de conteúdo e gestão. O programa teve duas camadas fundamentais: 1) a coleta de dados para medir de forma concreta as mudanças que a diversidade traz em engajamento e sustentabilidade e 2) o cuidado e a escuta para que a diversidade transforme processos da redação e gere efetivamente inclusão. 

A ideia era promover diálogo a partir das diferenças, trazendo conhecimento e práticas para que as redações repensassem estruturas e incorporassem a diversidade como estratégia e cultura. Essa edição contribuiu na construção da Régua da Diversidade, metodologia para mensurar a diversidade das equipes de jornalismo e redações. 

Já a segunda edição busca qualificar veículos locais em duas frentes de treinamento e financiamento: 1) gestão, sustentabilidade e desenvolvimento institucional e 2) produção e distribuição jornalística. Além disso, o Diversidade nas Redações vai fortalecer a cobertura das eleições de 2022 com base nos valores da diversidade, representatividade, inclusão, engajamento e distribuição com as comunidades.

 

A equipe da Énois responsável pelo programa é:

Simone Cunha (diretora)

Carol Pires (coordenação operacional)

Jamile Santana (gerente de dados)

Angela Werdemberg (coordenadora 2022)

Alice de Souza (editora 2021)

Catarina Barbosa (editora 2022)

Sanara Santos (produtora de formação)

Mel Oyá (produtora e agente de impacto)

Jornalistas e redações que participaram do programa
Edição 2022

Jussara Alves (Rondon Oficial)

Sou Jussara Alves, estudante do Curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no município de Rondon do Pará, PA. Atualmente sou diretora e repórter do Rondon Oficial, um veículo de comunicação próprio do município, que tem como objetivo informar a comunidade sobre os acontecimentos da cidade.

Marta Freire (Gazeta do Pantanal)

Bacharel em Direito, Jornalista com DRT, atuou como repórter em emissoras de TV, em jornais diários da Capital do Estado, ocupou cargos nas Assessorias de Comunicação da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Comandou a assessoria de comunicação da prefeitura de Miranda, cidade de 244 anos de fundação, onde nenhuma mulher havia ocupado a função anteriormente. Há 30 anos exerce a função de jornalista no site gazetadopantanal.com

Suzana Martins (Portal Repórter Manaós)

Suzana Martins formou em jornalismo em 2018 pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), atuando em várias redações do Amazonas e assessoria de comunicação. Em 2019, fundou o Portal Repórter Manaós, um site comunitário que busca levar informações de tudo que acontece em Manaus e no estado para o mundo de forma independente.

Rômulo D’Castro (Redação News)

Jornalista | Registro: 3340/PA | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6041716641686167 | Contato: (92) 99432-3910 | Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e MBA em Educação Executiva e Análise Organizacional. Especialista em cobertura na Amazônia há 13 anos. Fundador e diretor do site Redação News. Autor do Livro “Jornalismo na Amazônia: uma análise sobre a prioridade da reportagem para os fazedores de notícias” (adquira aqui o seu: https://www.editoraviseu.com.br/jornalismo-na-amazonia-prod.html). Rômulo D’Castro é natural de Santarém do Pará, e atualmente mora em Altamira, na Região Xingu, Sudoeste do Pará.

Tero Queiroz (TeatrineTV)

Jornalista de 25 anos, fundador independente TeatrianeTV (2020) e editor chefe no site MS Notícias (2015). Formado em jornalismo em 2021, entretanto, atuante desde 2015, quando ingressou no curso. Ativista cultural e artista do teatro, cinema e música (2013). Fundador do Grupo Teatral Falta Um, de Campo Grande (2016).

Alana Manchineri (Matpha)

Alana Manchineri é Bióloga pela Universidade Federal do Acre, militante do movimento de mulheres indígenas e atualmente é articuladora da rede de Jovens Comunicadores Indígenas da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da rede de comunicadores Tambores da Selva da Coordenação de Organizações Indígenas Bacia Amazônica (COICA). Além de ser membro fundadora e diretora de comunicação da MATPHA, organização indígena em contexto urbano.

Vanessa Vieira (Correio do Lavrado)

Jornalista roraimense, graduada pela Universidade Federal de Roraima. Atualmente é editora de conteúdo do jornal digital Correio do Lavrado. É integrante do Comitê Editorial da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Participou do Curso Estado de Jornalismo, do jornal O Estado de S. Paulo, em 2013. Fellow do Dart Center of Jornalism and Trauma, da Universidade de Columbia, em 2021. Vencedora do Prêmio Sul-Americano de Jornalismo sobre Migração, da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Isabelle dos Santos (Tapajós de Fato)

Jornalista, editora-chefe e co-fundadora do Tapajós de Fato, assessora do Sttr de Santarém.

Núbia Dourado (To em Foco)

Cantora, compositora e produtora Cultural com formação em Publicidade e Propaganda. Atuou como chefe da Assessoria de Comunicação da ADETUC (Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa)
Como produtora Cultural já realizou vários projetos culturais no estado do Tocantins, entre eles a Semana Cultural do Jalapão e o projeto Galega Preta que tem como intuito despertar a atenção das crianças para combater o racismo em sala de aula.
Fundadora do portal de notícias www.toemfoco.com.br que tem como missão a divulgação do protagonismo feminino, turismo,cultura e dos povos tradicionais do Tocantins.Atualmente é apresenta o programa De Papo Com Núbia Dourado na Record News em Palmas-TO

Cecilia Alves Amorim ( Carta Amazônia)

É uma mulher negra, mãe, jornalista e artesã nas horas vagas. Nascida em Imperatriz do Maranhão em 1985, viveu os primeiros anos de sua vida na pequena cidade de Axixá do Goiás. Depois de uma peregrinação pelos estados do Goiás e o recém criado Tocantins a família chega a Belém do Pará em 1995. Paraense de coração, mora na periferia de Belém com seu companheiro e dois filhos.
Filha de Henrique Silva, ex- garimpeiro e pedreiro e Rosinete Alves trabalhadora doméstica, Cecilia foi a primeira de quatro irmãos a cursar o ensino superior. Graduou-se em jornalismo em 2011 como bolsista do PROUNI. Participou da Escola Diário de Jornalismo, trabalhou com produção e reportagem no Jornal Diário do Pará, também atuou no Jornal Diário da Manhã em Goiânia. O gosto pelo áudio veio de sua experiência na Rádio Marajoara. Atualmente trabalha com consultoria de comunicação, educomunicação e produção audiovisual.

Conheça as equipes e redações que participam do programa

Agência Saiba Mais, de Natal (RN)

Rafael Duarte, editor-mentor


Rose Serafim, repórter

BHAZ, de Belo Horizonte (MG)


Thiago Ricci, editor-mentor


Jordania Laisi Martins Andrade, repórter

Congresso em Foco, de Brasília (DF)


João Frey, editor-mentor

Thais Ellen da Silva Rodrigues, repórter

Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE)


Dahiana dos Santos Araújo, editora-mentora


Natali Carvalho, repórter

ES Hoje, de Vitória (ES)


Thais Rossi, editora-mentora


Gabryella Garcia, repórter


Laércio Portela, editor-mentor

Kleber Nunes, repórter


Thais Seganfredo, editora-mentora


Esther Caetano, repórter

O Povo, de Fortaleza (CE)


Erico Firmo, editor-mentor


Alice Souza da Silva, repórter

Plural, de Curitiba (PR)

Rogério Galindo, editor-mentor

Giorgia Prates, repórter 

Sul21, de Porto Alegre (RS)


Ana Ávila, editora-mentora


Andressa Marques, repórter

FacebookInstagramInstagram