RA #20 | Como medir o sucesso das ações de diversidade nas redações

O fortalecimento das ações de diversidade em uma redação pode ser medido, sabia? A Énois iniciou em 2020 o Programa de Diversidade nas Redações, que, em sua primeira edição, selecionou redações de diferentes perfis e regiões do país, além de repórteres diversos, para construir mudanças que tornem o veículo mais representativo na produção do conteúdo jornalístico, nos aspectos culturais e de gestão. 

Desenvolvemos uma métrica para acompanhar o deslocamento dessas redações rumo à diversidade, isto é, para mostrar quão distante ou quão próxima cada uma está da diversidade em diferentes áreas de atuação. Nosso próximo Redação Aberta será sobre isso e vai mostrar como as redações podem medir a inclusão da diversidade e desenvolver ações!

Jamile Santana, nossa gerente de jornalismo, vai mostrar como usar a régua de diversidade. E dois jornalistas do programa Diversidade nas Redações vão contar suas experiências: Jordânia Andrade, repórter no @portalbhaz nas editorias de diversidade e jornalismo comunitário, e Érico Firmo, jornalista, colunista de Política e editor no @opovoonline.


A métrica da Énois foi destaque na 1ª Conferência Latino-americana sobre Diversidade no Jornalismo, realizada pelo @latamjournalismreview para o Jornalismo nas Américas. É possível assistir a apresentação aqui. Durante o Redação Aberta, você poderá tirar dúvidas com Jamile sobre como aplicá-la na sua redação.

Serviço

Redação Aberta | Como medir o sucesso das ações de diversidade nas redações

Com Jamile Santana, gerente de jornalismo da Énois, Jordânia Andrade, do BHAZ, e Érico Firmo, do O Povo.

Data: 06/04, das 10h às 11h30, via Zoom

Link de inscrição: bit.ly/redacao_aberta20

O Redação Aberta é uma parceria da Énois com o City Bureau. Acesse os conteúdos das edições anteriores clicando aqui. 

Skip to content