Ampliação da rede e fortalecimento institucional demarcam balanço mais recente da Énois

Relatório 2022 aponta para uma ampliação de público nas regiões Centro-Oeste e Norte do país

A Énois é um laboratório de jornalismo que fortalece iniciativas locais e diversas pelo país desde 2016. Ao longo desses treze anos, vem passando por mudanças significativas na maneira de colocar em prática essa missão e 2022 foi um ano de crescimento.

Essas transformações impactaram diretamente a atuação da organização no momento atual e é pensando nesses impactos que hoje trazemos aqui informações apuradas pela área de dados da Énois, no relatório de 2022, durante um período extenso de análise e reflexões importantes.

Você conhece a Rede Énois? É o nosso público. Pessoas e iniciativas com as quais dialogamos e construímos processos diversos.

Em 2022, em meio a um ano de eleições definidoras para a democracia e com foco na emergência climática, alcançamos mais de 1.700 cidades do Brasil, com pelo menos um jornalista local mapeado. Foram mais de 1.000 pessoas inscritas em processos seletivos e formações, que são a primeira forma de entrada das pessoas e organizações na nossa rede. Também, tivemos mais de 300 bolsistas em formações e programas inclusivos, em que jornalistas e comunicadores recebem dinheiro para participar dos percursos.

No mesmo ano, a Rede da Énois se expandiu para as regiões Centro-Oeste e Norte, onde tivemos a maior entrada de jornalistas e comunicadores. É majoritariamente negra, feminina e cisgênero, mas está havendo um crescimento da participação indígena.

18 etnias e línguas indígenas e 1 cigana foram mapeadas:

  1. Cigano da etnia Calon – Parda
  2. Povo Wanano
  3. Povo Sateré Mawé
  4. Povo Manchineri
  5. Manchineri Povo
  6. Guarani Kaiowá
  7. Povo Nawa
  8. Karipuna
  9. ORO WARI’
  10. Karitiana
  11. Karo/ Arara
  12. (Povo) -Karipuna – (Língua) Khe Uol
  13. Kaxuyana/Tiriyó
  14. Nheengatú\Kaxinawa – Hãtxa kuin linguística pano
  15. Povo Juruna -Tupi Guarani Dialeto Yudjá
  16. Kambebas 
  17. Tikuna – Língua Tikuna
  18. Oro At – Txapakur

Distribuição e alcance

Mais de 200 reportagens foram publicadas a partir dos programas, projetos e parcerias realizadas pela Énois em 2022 e 65 veículos fizeram parte dessa rede de articulação e colaboração de reportagens, nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até internacionais. 

A maioria das reportagens foi feita individualmente, com pelo menos dois veículos produzindo e publicando juntos nas áreas de política, cultura e meio ambiente. E, mais especificamente, na área de Justiça Climática nos territórios, com o acompanhamento de políticas públicas, arte e cultura. No total, esses veículos alcançaram, juntos, mais de 1 milhão de pessoas.

Também, distribuímos quase 1.000 livros e guias metodológicos no mesmo ano, principalmente para a região Sudeste.

Com quem a Énois se juntou

Atividades 2022

Programa Jornalismo e Território – 3º ano

Continuamos a fortalecer jornalistas locais e realizamos 4 ciclos de formação com a região Norte do país. Recebermos 331 inscrições e selecionamos 191 participantes, que se tornaram bolsistas do programa nas cidades de Amazonas e Roraima (17), Porto Velho e Rio Branco (26), Belém e Macapá (32) Maranhão e Tocantins (11).


Em 2022, o programa realizou: 

  • Mapeamento de iniciativas de jornalismo local na região Norte e no Centro-Oeste
  • Formação em jornalismo para comunidades locais na região Norte

O curso de Jornalismo e Território 2022 – Justiça Climática (2022) foi focado na produção de reportagens sobre as mudanças climáticas e seus impactos nos territórios, com dez encontros de formação online para jornalistas, comunicadores e ativistas periféricos e favelados das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. 

Programa Diversidade nas Redações – 2º ano

Seguimos fortalecendo organizações jornalísticas com R$ 140 mil investidos no fortalecimento de 10 iniciativas. Com formações, apoio financeiro, mentorias, consultorias e parcerias.

  • 80% dos gestores dessas organizações são pretos e pardos, 10% indígenas e 10% brancos.
  • 80% das organizações têm entre 2 e 5 pessoas produzindo conteúdo jornalístico.
  • Todas elas atuam com impacto real nas suas comunidades, fazendo governos desistirem de obras prejudiciais às populações vulneráveis, informando em regiões que não têm outros veículos jornalísticos.
  • As organizações fazem reportagens que oferecem perspectivas diferentes e na contracorrente de grupos tradicionais locais, nacionais e das notícias de whatsapp.
  • Com o apoio da Énois, diversificaram fontes de receita e cresceram receitas após 4 meses de programa.
  • Suas receitas via editais aumentaram quase 40%, e também houve crescimento na quantidade de bolsas, publicidades e vendas de conteúdos.
  • 2 redações já estão com suas campanhas de arrecadação em curso.
  • Todas passaram a ter alguém focado na gestão operacional e administrativa na redação.
  • 70% passaram a ter política de contratação voltada a pessoas de grupos minorizados.
  • Todas deixaram de trabalhar com voluntários e ampliaram a quantidade de pessoas na equipe.

Histórias sobre esses impactos

  • Com o aporte do Diversidade nas Redações 2, o Redação News, de Altamira, no Pará, passou de 7 publicações autorais por mês para 58 publicações. E subiu as visualizações dos conteúdos de 6 mil para 10 mil por mês. 
  • Com os recursos que recebeu do DR2, O TeatrineTV, de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, deixou de ser blog para virar um site de jornalismo cultural: investiu em um novo layout para o site, contratou assessoria jurídica, criou uma conta bancária para a empresa e contratou a primeira jornalista para produção.

Parceria com o Report for The World

O programa global que se desdobrou do Report For America teve a Énois como parceira de inclusão de diversidade para as 2 redações brasileiras.

Caixa de Ferramentas de Diversidade

Chegamos a 110 sistematizações na Caixa de Ferramentas e ela figurou entre os conteúdos mais vistos e salvos nas nossas redes.

DocCidade – 2º doc da Énois

Este foi o segundo documentário da Énois, um registro-celebração do movimento de comunicação popular da cidade de São Paulo nos últimos 10 anos, feito a partir das histórias de coletivos periféricos da capital paulista e em parceiria com a A Visionária Lab.

Foi visto por mais de 261 pessoas, em 13 exibições distribuídas em todas as regiões da cidade (em escolas, sedes de projetos sociais, centros culturais, salas de cinema locais e associações de moradores).

Teve patrocínio via Lei Rouanet (inscrito em 2013): 16 pessoas físicas nos ajudaram doando seu IR para o nosso projeto Doc Cidade, além das  empresas WestRock e Synergia Consultoria.

Redação Aberta

Foram realizados 4 encontros no ano sobre emergência climática e eleições.

  • 195 inscritos nos encontros pela plataforma Eventbrite
  • 10 convidadas de todas as regiões do país
  • 20 pessoas inscritas nos eventos do Redação Aberta, fazem parte da comunidade de doadores pessoa física da Énois

Gestão 

  • Lançamos o livro de 13 anos da Énois, que conta a história da organização, em uma festa de aniversário na laje da Casa do Povo, em que tivemos mais de 200 pessoas na roda de samba pela democracia.
  • Realizamos uma transição na direção e agora temos uma nova diretora financeira na Énois, a Letícia Tavares, que veio para o lugar da co-fundadora Nina Weingrill.
  • Criamos o conselho consultivo da Énois, formado por Anapuaka Muniz Tupinambá Hãhãhãe, André Santana, Bia Barbosa, Carlota Mingolla, Eliana Sousa Silva, Fabiana Moraes, Kátia Brasil, Silvana Bahia e Simone Freire.
  • Investimos R$ 1 milhão para começar o Fundo do Jornalismo Local, que vai apoiar a sustentabilidade da Énois e de organizações da rede.
  • Fizemos o primeiro planejamento estratégico de longo prazo da Énois, olhando para onde a organização quer chegar em 2030.

Equipe

Fechamos o ano com uma equipe de 16 pessoas

  • Pagamos o auxílio institucional (recursos a serem destinados com educação, saúde, autocuidado, alimentação e acesso à internet) e 13º integral para toda a equipe, em 2022. É importante lembrar que há uma política de transparência na Énois em que toda a equipe sabe os salários de cada integrante.
  • Cuidado coletivo: incluímos a Flavia Paola, consultora de Relações Humanas, para cuidar da equipe e recebemos uma consultoria probono de cuidado integral.

Impactos

  • A cobertura das Eleições 2022 do Correio do Lavrado, veículo de Roraima, só foi possível graças ao apoio da Énois.
  • A Folha de São Paulo segue tocando e institucionalizando a construção que fez junto com a Énois, desde 2019, e que gerou a metodologia básica da Caixa de Ferramentas. Realizando o censo das reportagens e da equipe (que está indo pra 4ª rodada); apoio psicológico à equipe; o Comitê de Diversidade e fortalecendo a importância estrutural do trainee exclusivo para repórteres negros na mudança da redação (todas ações que começamos juntas ou apontamos a necessidade de fazer)
  • Criação de iniciativas e projetos após passagens da Énois: Valéria Borges, participante do Programa Jornalismo e Território Sul e Sudeste, e duas amigas, criaram o jornal comunitário Cê Viu Isso, no YouTube, em que os moradores são fontes das reportagens sobre o território. Tem 350 inscritos e 165 vídeos publicados.  
  • Participamos do MOOC sobre Saúde Mental dos Jornalistas, do Knight Center e também indicamos metodologias da Caixa de Ferramentas no MOOC de Diversidade.

Como nos financiamos

  • Leis de Incentivo federais e municipais
  • Fundações Internacionais
  • Doações de pessoas físicas e jurídicas
  • Venda de produtos
  • Parcerias editoriais

Conseguimos nosso primeiro recurso institucional em 2022!

2022 foi uma caminhada de muito trabalho e também de reafirmação da importância de atuar por um jornalismo mais diverso e local, pela democratização da comunicação. A Énois tem plena convicção de que é possível ir além, ocupar espaços e ampliá-los.