O Sala de Redação nasce com a união da produção jornalística de dois programas da Énois. É um espaço virtual de encontro e mentoria entre jornalistas, repórteres e comunicadores locais da rede da Énois para produção e distribuição conjunta de investigações e reportagens sobre seus territórios. O projeto é financiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus, Open Society Fundations e Reporteres sem Fronteiras.
Quais são os objetivos do projeto?
O objetivo do programa é fortalecer a diversidade do jornalismo local, nacionalizando a cobertura jornalística de temas relevantes a partir dos territórios e de comunidade sub-representadas na mídia, e também criando soluções coletivas para que a informação chegue às populações periféricas, de favelas e de desertos de notícia. Queremos fomentar a produção em rede e capacidade de articulação dos integrantes.
O projeto ainda vai se debruçar em medir os impactos dessa distribuição local, testando e mapeando estratégias de engajamento e escuta comunitária nos processos de produção das notícias.
Nesse espaço virtual de mentoria, produção de conteúdo e distribuição temos, então, cinco metas principais:
- Fortalecer a diversidade do jornalismo local
- Nacionalizar a cobertura a partir do território
- Criar soluções coletivas e personalizadas de distribuição do conteúdo
- Medir o impacto social do trabalho direcionado para diversidade
Como vai funcionar na prática?
Os bolsistas participam de formações técnicas de jornalismo como apuração de microdados sobre vacinação e como analisar sua distribuição no território, considerando gênero, classe social e raça, além de técnicas de cobertura de temas relacionados à comunidades indígenas, segurança pública e jornalismo de solução.
Os bolsistas se encontram mensalmente nas reuniões de pauta, onde discutem os temas, como distribuir o conteúdo levando em consideração as especificidades de sua audiência e território e qual é o melhor formato para comunicar aquelas informações. A Énois faz a distribuição do conteúdo na rede mapeada, permitindo a republicação das reportagens através dos veículos parceiros espalhados pelo País, aumentando o alcance nacional das produções locais. Depois, monitoramos possíveis impactos positivos, principalmente nas regiões onde as produções foram feitas.
Nossa rede
As reportagens produzidas serão distribuídas em diversos formatos e linguagens nas mídias locais e também por meio de parcerias de publicação nacional com veículos parceiros como Folha de S. Paulo, Uol e Yahoo Notícias além da Agência Jovem de Notícias e internacional como a Factual / Distintas Latitudes, uma organização mexicana que desenvolve vários projetos na área de jornalismo na América Latina. Conforme as produções forem acontecendo, a área de Distribuição da Énois vai ampliar a rede de veículos locais interessados em republicar os conteúdos.
Se você tem interesse em se cadastrar como veículo parceiro e republicar conteúdos produzidos pelos programas e projetos da Énois, por favor, preencha este formulário.