Ser escola está no nosso DNA

Hoje, dia 15 de março, é o Dia da Escola. E a gente não poderia deixar de homenagear a Escola de Jornalismo. Lá em 2009, ocupamos a Casa do Zezinho, no Capão Redondo. Juntes formamos  100 jovens por meio de oficinas e produções, como a revista Zzine. Nessas vivências, iniciamos a sistematização dos conhecimentos que desenvolvemos e usamos até hoje. Em 2016, a EJ estreou real oficial no formato em que existiu até 2019: formação anual em três módulos, com 10 jovens entre 17 a 21 anos, de várias periferias de São Paulo.

A EJ foi berço de muitos movimentos f0d*$. Por aqui passaram jovens brilhantes, como @andreata_breno, @revaneio, @iggyvick, @nathalia.ract, @julitaju, @jcesar.jc, @tinacratz, @_vitoriaae, @silvajornalismo, @dinana_santos, @erick.pirata, @gabrizar_, @joaodemari, @fotoleoh, @raphaela.a.ribeiro, @gloriamaria830, @jef.delgado, @diademense_jhow, @kelaynx, @kemiando, @_meloya, @democristo, @rapha616, @thsmqs, @daquebradapromundo, @andre_transformadores, @beacomacentonoa, @carolroch4, @guilhermespetro, @ceuchia, @teiteimarcelinha, @nayralays_, @stephminucci, @porfavorparem e tantas outras pessoas sem @ também!

Algumas dessas ex-estudantes ainda estão aqui pra contar. São a Glória, a Mel, a Sanara e a Gabi. “Entrei em  2018. O sentimento de pertencimento foi imensurável. Me vi pela primeira vez  atuando em um jornalismo que eu sempre imaginei como ideal, mas ainda não tinha encontrado como fazê-lo”, lembra a @gabikmesquita. “Hoje me vejo nesse espaço como representante da potência de ensinar com diversidade”, fala @sanara.ara_.

Quem aprendeu, sobretudo, fomos nós, como organização. Nosso trabalho de impulsionar a diversidade no jornalismo vem deles e delas. Dessa história, guardamos nosso DNA. Aquilo que nos constitui fundamentalmente. A Énois sempre vai ser uma escola. 

Quer estudar jornalismo ou promover o ensino do jornalismo aí onde você está? Acesse www.escoladejornalismo.org/caixadeferramentas/

Assine nosso financiamento recorrente e ajude a gente a continuar sendo escola pra mais pessoas: benfeitoria.com/enois

*colagem feita por Isabela Alves, inspirada em desenhos de Gabi e Sanara durante uma dinâmica do Café de Afetos 

Skip to content