Treinamento sobre Justiça Climática recebe boas avaliações de participantes
São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins são cidades que lideram a presença no treinamento
Adaptar o treinamento Jornalismo e Território – Justiça Climática para o formato de Ensino à Distância (EAD) foi um dos principais passos da Énois em 2024. Formações que foram realizadas para um grupo menor de pessoas se transformaram em um curso gratuito, online e aberto para todos, em uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e com patrocínio do Google News Initiative.
Os impactos positivos do projeto são evidentes, sejam pelas mensagens que chegam dos participantes ou pelas informações coletadas pela área de Tecnologia da Informação e Dados da Énois. Foram 458 contas cadastradas na plataforma e 226 matriculados.
O destaque é a porcentagem de mulheres participantes com 30.2%. São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins são cidades que lideram a presença no treinamento.
No fórum do curso, as pessoas comentam como foi a experiência de EAD do Jornalismo e Território – Justiça Climática. “Quero parabenizar vocês pelo curso dinâmico, informativo e enriquecedor. Vou atualizar o conteúdo que aprendi hoje e aplicar em um documentário que estou produzindo com uma amiga sobre o aquecimento global”, afirma a participante Carina dos Santos Fonseca, estudante e residente do Rio de Janeiro.
Outro relato é de Juan Melo, morador do Rio de Janeiro. Ele é recém formado em jornalismo e atualmente trabalha com mobilidade urbana sustentável. “Estou muito feliz de estar fazendo essa formação. O conteúdo é incrível, parabéns para os envolvidos”.
A plataforma conta com sete aulas de até 12 minutos, trazendo uma dinâmica de cenário que ajuda o participante a interagir com a formação. Os participantes também demonstraram usar as aulas como uma base para outros processos.