Retrospectiva 2023: Énois que tá junto do jornalismo local!

Relembre com a gente o nosso ano de caminhada coletiva

Há 14 anos, a Énois trabalha por mais diversidade no jornalismo, um fazer que se atualiza de acordo com as mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que os territórios brasileiros e a comunicação vivenciam. Sejam em contextos de aprofundamento das desigualdades ou de fortalecimento da garantia de direitos e da democracia, estamos atentas.

Já tivemos muitas formas de atuação e, em 2023, nos consolidamos como uma rede tecida colaborativamente por quem acredita no jornalismo como prática de transformação das diversas realidades do país…

Já fomos uma organização com atuação local na cidade de São Paulo. Hoje, estamos em expansão. Entre os estados com maior presença da Énois, lideram São Paulo (20%), Pará (10%) e Pernambuco (8%), chegando nas regiões Norte e Nordeste.

E como é que a gente tem feito isso?

2023 foi um ano de ousadia e ineditismo por aqui. Decidimos mapear o Retrato do Jornalismo Brasileiro, em uma pesquisa que faz parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e teve patrocínio do Google News Initiative.

Neste passo, também realizamos o primeiro Prato Firmeza de abrangência nacional, que pautou a relação entre campo e cidade na gastronomia periférica. E ao mesmo tempo, também fizemos o Pratinho Firmeza SP, com foco no público infanto-juvenil. Ambos projetos viabilizados por leis culturais, sendo o Pratinho com patrocínio da Ticket.

De novos ares se fez aquilo que é a nossa origem. Em 2023, colocamos no ar uma versão em Ensino À Distância (EAD) da nossa Escola de Jornalismo, que alcançou quase 500 pessoas, numa parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), com apoio também do Google News Initiative. Também levamos, junto à Embaixada e Consulados EUA no Brasil, 59 iniciativas de comunicação de todo o país para o TechCamp Belém, para construir caminhos para fortalecer o jornalismo local, diverso e sustentável.

Lançamos o Mapa do Jornalismo Local das regiões Norte e Centro-Oeste, em Manaus (AM), em parceria com o Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), com a coordenação da jornalista Jéssica Botelho.

Isso tudo nos constrói como organização…

Realizamos 64 formações neste ano e 122 eventos com jornalistas locais. Distribuímos cerca de 40% do orçamento do ano para fortalecer 11 organizações jornalísticas – com formações, apoios financeiros, materiais e parcerias – e 76 bolsas para jornalistas. Nesse passo, também apoiamos a realização de 1.148 reportagens e a contratação de 186 pessoas. Articulamos a participação de 60 jornalistas em eventos e espaços e contamos 176 histórias de transformações potencializadas pela Énois, em nossas redes.

A diversidade que queremos fomentar no mundo se faz presente na gestão e equipe da Énois. Temos uma equipe fixa, sendo a maioria pretas e pardas, e tivemos 227 pessoas colaboradoras nos nossos projetos, em 2023. Um grupo majoritariamente preto e de mulheres cis.

2023 também foi um ano para consolidar práticas internas. Cultivamos a colaboração, cuidado e horizontalidade…

É com esse cuidado mútuo que alimentamos diariamente uma perspectiva de crescimento junto às iniciativas de comunicação, aos territórios e às organizações companheiras de estrada. Entre as parcerias de 2023, ressaltamos a nossa participação no Festival 3i, no Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (Jeduca) e o apoio ao Festival FALA!

Em 2023, alimentamos também o nosso sonho de atuar a nível de América Latina, levando a nossa experiência de análise de impactos  para o Media Party, em Buenos Aires (AR). Massa, né? E é com essa vivência que encerramos a nossa breve retrospectiva…

Olhando para a frente e construindo um futuro que já bate na porta. Desejando novos voos ao lado de muito mais gente… Em 2024, é nois de novo! Énois que tá junto do jornalismo local!